Sempab inicia trabalho na Panair para minimizar desperdício de peixe

Por Prefeitura de Manaus

24/04/2013 17h41

Icone audio

A partir desta quinta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Empreendedorismo e de Abastecimento (Sempab) tomará medidas para minimizar o desperdício de peixe na Feira da Panair, na zona sul. Uma equipe de fiscais iniciará um trabalho de orientação nas embarcações durante a madrugada, horário em que acontece o desembarque do pescado. Além disso, a secretaria disponibilizará, de imediato, dois caminhões para que os pescadores possam transportar seu pescado e comercializa-los em outros bairros.

Segundo o secretário Jefferson Raia, um caminhão coletor também ficará na Panair apenas para retirar do local o peixe que realmente não servir mais para o consumo. Essas providências serão tomadas para amenizar a situação até que o terminal pesqueiro possa entrar em funcionamento e dispor aos pescadores os serviços a que foi destinado.

“Essa é uma realidade que vem se arrastando há décadas e ninguém faz nada para resolver, mas nós não vamos ficar de braços cruzados. Vamos encarar o problema e resolve-lo”, disse o titular da pasta, Jefferson Praia.

O terminal pesqueiro hoje encontra-se sob domínio do Governo Federal por conta de entraves burocráticos. A Prefeitura espera a transferência da administração para que possa viabilizar o funcionamento das câmaras frigorificas e resolver o desperdício de pescado na cidade definitivamente.