Semmas faz manejo da arborização em árvores com risco de queda

Por Prefeitura de Manaus

15/04/2013 14h27

Icone audio

Uma equipe formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) realizou na manhã de sábado, 13, uma ação de manejo da arborização na Travessa Santos Dumont, para reduzir o risco de queda de ao menos 29 árvores que estão plantadas atrás do Cemitério São João Batista, bairro Nossa Senhora das Graças.

As árvores apresentavam inclinação acentuada e após análise de risco de queda, feita pela Semmas, ficou constatado que poderiam cair e causar acidentes graves. Nessa rua ocorre semanalmente uma feira livre com intenso movimento de pessoas e grande quantidade de veículos estacionados.

A área foi isolada para que o trabalho pudesse ser feito com segurança. O diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, explica que a poda nesses casos é um procedimento de segurança. A ação reduz o peso da árvore exatamente na parte onde estava pendendo e forçando o talude.

“Os troncos e arbustos devem ser mantidos, porque as raízes das plantas dão sustentação ao solo e a cobertura vegetal impede que a água da chuva incida sobre o talude aumentando os riscos da erosão”, informou Heitor.

O trabalho de manejo da arborização foi intensificado no início da gestão do prefeito Arthur Neto, por determinação da secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, que passou a incluir dentro das ações de revitalização da arborização, nas praças e parques de uso público, os procedimentos de podas de manutenção, retirada de erva-de-passarinho e avaliação de risco de queda.

De janeiro até agora, foram realizados mais de 2 mil procedimentos em ações sucessivas nas ruas do Centro, parques, praças e conjuntos habitacionais.