Semmas doa quase meia tonelada de pet para associação de catadores
02/03/2013 18h17

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fez a doação de aproximadamente 410 kg de garrafas pet, resultantes do trabalho de arrecadação nos pontos coletores deste tipo de material instalados nos parques geridos pelo órgão e especificamente no Parque Lagoa do Japiim, onde o material é armazenado. Os vasilhames foram entregues à Associação Lixo e Cidadania, da comunidade Santa Luzia, do Japiim, e serão reutilizados pela entidade para a fabricação de objetos utilitários que poderão ser revendidos, gerando renda para os associados. O fomento ao reaproveitamento de resíduos sólidos é uma das metas do trabalho das divisões de Educação Ambiental e de Parques da Semmas e uma das temáticas a serem trabalhadas durante a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontece em junho, promovida pela Prefeitura de Manaus.
O objetivo é sensibilizar as comunidades do entorno dos parques onde existam pontos de arrecadação de pet para a importância da destinação correta do resíduo sólido, reduzindo a incidência desse tipo de material nas ruas e igarapés da cidade. A maioria dos resíduos é proveniente do descarte inadequado feito pela população. Segundo o catador Raimundo Alves de Souza, todo o material passará por uma triagem. “As garrafas que não estiverem amassadas serão destinadas para a confecção de pufes (assentos) e as amassadas à reciclagem feita por empresa do ramo de fabricação de telhas”, afirmou.
O gerente do Parque Lagoa do Japiim, Paulo Victor Duarte, explica que a participação de todos é fundamental. “Depositar uma garrafa PET em um posto de arrecadação pode parecer uma atitude ínfima, mas pequenas atitudes realizadas em conjunto podem produzir grandes resultados”, lembrou ele. A Associação fica na Rua Jerusalém, 50, Comunidade Santa Luzia, no Japiim, Zona Sul de Manaus.