Semed realiza Mostra de Cinema da Diversidade
06/05/2013 14h47

Para alertar contra qualquer forma de discriminação contra mulheres, pessoas negras, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e outras diferenças, foi realizada nesta segunda-feira, 06, a Mostra de Cinema da Diversidade com exibição do filme ‘Olhos Azuis’, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Humberto de Alencar Castelo Branco, Parque 10, zona Centro-Sul da cidade.
Diretores, pedagogos e professores de 27 escolas municipais do 1º ao 9º ano das zonas Sul e Centro-Sul, participaram do encontro. Segundo a assessora da Diversidade da Semed, Vera Aragão, o evento celebra 10 anos da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
O filme retrata um exercício de discriminação numa sala de aula, baseada na cor dos olhos das pessoas, ou seja, coloca pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por dia.
“Nós estamos envolvendo todos os educadores no sentido de estarem conscientes da necessidade de trabalhar essa temática em sala de aula. É preciso que os educadores de forma em geral tenham um embasamento histórico da legalidade. Esses participantes vão estar mais aptos, conscientes e a partir daí serão os multiplicadores da diversidade”, ressaltou Vera Aragão.
A professora de Língua Portuguesa, Maria Isabel Lima Rocha, da Escola Municipal Maria Lira Pereira, bairro São Sebastião, zona Centro-Sul, já trabalha com tema diversidade com 140 alunos do 6º e 7º ano. “Acredito que esse encontro é um suporte a mais, porque o tema diversidade é muito pertinente nos nossos dias atuais. É fundamental que se promova esses cursos aos profissionais de educação”, contou.
Uma das palestrantes da mostra, Telma Heloísa de Alencar Félix, formadora da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed e membra do projeto “Direitos Humanos e Diversidade”, abordou a ‘Legislação’ vigente sobre o tema.
“Nós trabalhamos para difundir a diversidade nas escolas e dar apoio aos professores que trabalham com o tema. A Lei 10.639/03 é muito importante, completa 10 anos este ano e é necessário que todos conheçam sobre a legislação”, frisou.
Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
(92)3632-2054
@semedmanaus