Semed lança livro de culinária com coletânea de alunos e professores

Por Prefeitura de Manaus

12/12/2013 9h17

Icone audio

livroculinar2

 

Unir poesia, culinária e conteúdo pedagógico foi um desafio superado pela equipe de professores, pedagogos e alunos da rede municipal de ensino que deu origem ao livro  ‘Na cozinha de Manaus: Experiências gastronômicas e escritoras’. A publicação foi lançada na tarde desta quarta-feira, 11, no Círculo Militar, no bairro do São Jorge.

 

Patê de Tucumã, Mousse de Açaí e Torta de banana Pacovã são algumas das delícias que compõem o livro com 64 receitas da culinária regional demostrando alimentos típicos e suas caraterísticas, além de poesias do escritor amazonense Elson Farias, e ilustrações de alunos e da artista Carolina Cortasso. A obra literária é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo nas escolas na rede municipal de ensino, idealizado e realizado em parceria com o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc), alunos, professores e pedagogos da Semed.

 

O livro tem como objetivo incentivar bons hábitos alimentares na rede municipal de ensino, bem como possibilitar a reflexão de alimentos, comidas típicas e o estímulo das atividades de cunho pedagógico que contribuam para letramento e a escrita, respeitando a realidade de cada escola e estudante da secretaria. As receitas

 

Sergio Luiz Cunha, gerente de conteúdos pedagógicos do Pesc, ressalta qual o resultado desejado com atualização do livro nas escolas.  “Este projeto foi planejado com objetivo de estimular conversas sobre receitas regionais entre professores e alunos, além de ampliar o conhecimento acerca da região amazônica, leitura, escritores, e sobretudo, fornecer uma nova ferramenta de trabalho aos professores para que eles possam dar mais dinamismo as suas atividades em sala de aula”, explicou.

 

Um dos fatos que comprova que esta obra irá ajudar na aprendizagem é que o livro está organizado de forma que os textos se entrelaçam, proporcionando o desenvolvimento da leitura, da interpretação, da compreensão e, por fim a produção de texto.

 

O livro traz também diferentes gêneros e portadores textuais: como obras de artes, cantigas, noticias, poesias, entre outros.

 

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, deixou claro na cerimônia de lançamento que livro é mais uma atitude ousada do PESC, professores e pedagogos da Semed.

 

“Estamos fechando este ano com chave de ouro, com mais um instrumento pedagógico para nossos alunos e alunas, que tenho a total certeza que irá somar junto com os demais desenvolvidos no decorrer deste ano”, concluiu o secretário.

 

Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
(92)3632-2054
@semedmanaus