Semed investe em laboratório modelo para formação de professores
03/05/2013 17h44

A Secretaria de Educação inaugurou nesta sexta-feira, 3, o Laboratório Interdisciplinar de Ciências e Educação Ambiental, que ficará à disposição das escolas e professores para as aulas interdisciplinares. A palavra de ordem é incentivar novas metodologias de ensino para 255 escolas da rede municipal, que já possuem laboratórios.
O laboratório funcionará na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na rua Maceió. O objetivo é levar os professores para o laboratório, ensiná-los a usar os equipamentos e levar a didática para a escola. Essa ação visa a educação continuada do profissional e o melhor aproveitamento dos laboratórios nas escolas da rede.
Além da formação, o laboratório será mais um espaço disponível para escolas que ainda não possuem laboratórios de ciência recebendo turmas de todos anos do ensino fundamental.
O laboratório contribuirá com o ensino-aprendizagem nas matérias de matemática, biologia, química, física e educação ambiental. O secretário de educação, Pauderney Avelino, afirmou que o laboratório representa a ousadia em fazer melhorar a qualidade do ensino de forma lúdica e prática. “Temos que nos transformar de analógicos para digitais e o Laboratório representa a educação continuada e ousadia de fazer educação na rede municipal”, afirmou.
A aula inaugural do laboratório abordou o tema ‘O Lixo urbano’ mostrando como o descarte de produtos pode afetar o solo, água, lençóis freáticos e até mesmo o clima. “As diferentes metodologias de ensino vão disponibilizar espaço onde o aluno se sente provocado a descobrir esse mundo e vamos atender aos anseios de um modelo de educação diferenciado”, comentou a professora Ana Lúcia, instrutora do laboratório, sobre o projeto.
A sala une-se ao ‘Ônibus da Ciência’, outra medida adotada para atender escolas que ainda não possuem seus laboratórios. Todas essas medidas visam a elevação do Ideb na rede de ensino. “Disponibilizamos esse oportunidade aos nossos professores de conhecer todas as tecnologias adquiridas, além de outras ferramentas pedagógicas e com isso intervirmos no processo de ensino e aprendizagem na medida que utilizamos esses equipamentos com melhor ciência”, afirmou o chefe da DDPM, Luiz Carlos Albuquerque.