Segunda fase da campanha contra o HPV já atingiu 12,2 mil meninas
22/11/2013 13h27

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já vacinou 12.272 meninas contra HPV na segunda etapa da Campanha de Vacinação para o Combate ao Câncer de Colo de Útero, atingindo 24,6% da meta estabelecida. A segunda etapa da campanha, iniciada no dia 11 de novembro, é referente à aplicação da segunda das três doses de vacina que devem ser aplicadas para garantir a imunização contra o HPV.
Na primeira fase da campanha, realizada em agosto e setembro, foram vacinadas 49.979 meninas de 11 a 13 anos de idade. “Só poderão tomar a segunda dose da vacina as meninas que receberam a primeira dose e que apresentaram formulário de autorização dos pais e responsáveis, ainda na primeira fase da campanha”, explica o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.
Assim como na primeira fase da campanha, a vacina está sendo disponibilizada nas escolas, tanto públicas quanto particulares, em um total de 695 instituições de ensino. A meta desta segunda etapa da campanha é atingir 49.979 meninas.
A Semsa recomenda que os pais e responsáveis fiquem atentos para não perder o cronograma de vacinação que está sendo montado pelos Distritos de Saúde (Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural), atendendo o calendário escolar de cada uma das instituições de ensino. “As informações sobre a data de vacinação pode ser obtida na própria escola e as alunas devem evitar faltar na aula no dia marcado para a aplicação da segunda dose”, ressalta Melo.
Para completar o esquema vacinal contra o HPV, as adolescentes deverão receber uma terceira dose da vacina, que está programada para março de 2014.
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Departamento de Comunicação–SEMSA/(92) 3236-8315, 8842-8370