Secretário de Educação se reúne com lideres comunitários
18/09/2013 8h45

Líderes comunitários de todas as zonas da cidade participaram de uma reunião na tarde desta quinta-feira, 17, com o secretário de Educação, Pauderney Avelino, e a coordenadora do Projovem Urbano, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Magda Collyer. O Encontro serviu para identificar as possíveis demandas de alunos entre 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.
A reunião teve o objetivo de ampliar a divulgação do Projovem Urbano nos bairros Amazonino Mendes, Bairro Novo, Jorge Teixeira, Parque 10, Alfredo Nascimento e São José para reinserir os jovens que deixaram de concluir o ensino fundamental. O programa, que oferece a realização do curso de 18 meses do ensino fundamental com formação integral, qualificação profissional, aulas de informática e mais o auxílio de R$ 100 por mês aos alunos que frequentarem 75% das aulas e realizarem suas provas.
Benjamim Andrade, líder comunitário do Bairro Novo, zona leste da cidade, falou quais os benefícios que o programa poderá trazer a sua comunidade. “Em nossa comunidade existem muitos jovens que não concluíram o ensino fundamental e que estão fora de sala de aula, por conta de terem entrado muito cedo no mercado de trabalho. Em vista dessa realidade, o programa vem de encontro com essa dificuldade, pois além de oportunizar o retorno dos estudos, irá propor uma alimentação saudável com o Programa Alimentação Escolar e dará um auxilio financeiro”, mencionou.
A coordenadora do Projovem Urbano, Magda Collyer, explicou como os líderes poderão colaborar para as inscrições do programa. “A Semed está se mobilizando desde o dia 8 de agosto para as inscrições do Projovem Urbano nas unidades educacionais que participam do programa. A previsão do MEC é que 1.950 jovens façam parte do programa, mas este número de vagas pode se estender para 2.000, caso seja necessário. Este encontro visa encontrar parceiros e com isso fazer uma campanha intensiva para preenchimento das vagas existentes no momento”, relatou a coordenadora.
Projovem
O Projovem Urbano é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Os cursos são oferecidos em três arcos: alimentação, saúde e turismo.
Atualmente, a Semed oferece o programa nas escolas Firme na Fé, Leonor Uchoa, de Amorim, Agenor Ferreira Lima, Jarlece da Conceição Zaranza, Themistocles Gadelha, Eliana Lúcia, Presidente Manuel Ferraz, Jornalista Sabá Raposo, Ignês Vasconcelos e CEMEJA Prof. Samuel Benchimol.
Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
(92)3632-2054
@semedmanaus