Secretaria do Trabalho de Manaus participará da 20ª Ação Global

Por Prefeitura de Manaus

16/05/2013 15h40

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) vai participar da 20ª edição da Ação Global, marcada para sábado, 18, de 8h às 17h, no Clube do Trabalhador, Alameda Cosme Ferreira, 7399. A Ação Global tem como meta receber 55 mil pessoas e prestar 110 mil atendimentos, no Amazonas, com a participação de 80 parceiros entre instituições públicas e privadas, além de 1.680 voluntários em saúde, cidadania, educação, esporte, cultura e lazer.

Como parceira do evento, a Semtrad vai levar à Ação Global a oitava edição do Circuito do Trabalho, evento realizado pela secretaria em bairros da cidade, com oferta de vários serviços, entre eles a emissão de Carteiras do Trabalho, encaminhamento para entrevistas de emprego, além de orientações trabalhistas (CLT) e requisição do seguro desemprego.

Segundo o gerente do Sine/Manaus, Adonai Sabá, a previsão é que sejam realizados aproximadamente 1,4 mil atendimentos, distribuídos em 500 para Emissão de Carteiras de Trabalho, 500 para Cadastros do Trabalhador, 200 para Seguros Desemprego, 200 para Entrevista de Emprego. A Semtrad informa que o Sine tem uma carteira com vagas de trabalho para auxiliar de limpeza, pintor de parede, pedreiro, auxiliar de cozinha, padeiro, ajudante de carga e descarga, entre outros.

“Estamos enviando para o Clube do Trabalhador toda a logística que temos disponível, desde o material de expediente aos computadores, sem contar com maior número de funcionários para atender bem a população, são mais de quarenta que estarão no local”, disse Sabá.

Ação global

Na edição de 2012, mais de 45 mil pessoas receberam consultas médicas e odontológicas, emissão de documentos, elaboração de currículo, atividades de lazer, informações sobre benefícios previdenciários, meio ambiente, segurança, trânsito, cadastro no programa Bolsa Família, entre outros, com totalização de 90.235 atendimentos.

De acordo com a coordenadora técnica do evento, Shirley Barroso, a Ação tem a mulher como tema, em virtude das diversas situações em que a mulher é vulnerável, como a violência, exploração sexual, problemas de saúde e a falta de emprego.

Além de várias atividades recreativas serão oferecidas, também, atividades recreativas como jogos, oficinas, além de palestras educativas, apresentação de grupos de dança e peças teatrais, cursos rápidos de geração de emprego e renda e ainda Salão de Beleza com corte de cabelo e minicurso de maquiagem.

Reportagem: Michelangelo Botto