Santiago Ascenço e Leila Liana vencem a II Etapa do Brasileiro de Duathlon

Por Prefeitura de Manaus

10/06/2013 0h54

Icone audio

Os representantes de Goiás, Santiago Ascenço, e do Rio de Janeiro, Leila Liana, dominaram a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Duathlon, realizado na manhã de sábado (8), no Complexo da Ponta Negra, em Manaus. Na ocasião também foi realizado o Amazon Duathlon, com um percurso menor que o da competição Nacional. As disputas foram organizadas pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) e Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) e com o Governo do Amazonas, via Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Tetracampeão brasileiro e bicampeão mundial de Duathlon, Santiago Ascenço não teve vida fácil em Manaus. Ele foi ‘perseguido’ durante toda a prova pelo triatleta do Rio de Janeiro, Ernani de Souza, e só conseguiu se desgarrar nos últimos quilômetros. “Estava há mais de três anos sem competir no duathlon, mas resolvi competir em Manaus porque adoro essa cidade e tenho muitos amigos aqui. A prova foi muito difícil, principalmente por causa do calor, mas o resultado foi excelente”, comemorou Ascenço, exausto após correr por 10 km, pedalar por 40km e correr mais 5km.

Segundo colocado, Ernani de Souza também comemorou o resultado. “A prova estava muito disputada, com atletas de nível pan-americano e mundial. Estou muito satisfeito com o resultado, até porque não sou um triatleta profissional e cheguei logo atrás de um dos grandes triatletas do Brasil. Gostei muito da organização da prova. A estrutura encontrada aqui estava no mesmo nível das melhores provas do mundo. Os organizadores estão de parabéns”.

Feminino

Na prova feminina, a disputa ficou entre a representante do Rio de Janeiro, Leila Liana, e da representante do Amazonas, Jéssica Santos, triatleta especialista em aquatlon (natação e corrida) e que neste sábado fez sua estreia no duathlon. No final, vitória foi da carioca.

“Moro na região serrana do Rio de Janeiro e estava treinando com temperaturas de 10 graus. Por isso sofri um pouco com o calor e alta umidade de Manaus, mas consegui vencer outra vez e repetir o resultado da primeira etapa (disputada no Rio Grande do Sul)”, ressaltou Leila, eu cravou 2h13.

Para Jéssica, o resultado também foi satisfatório. Agora, a atleta da Prefeitura de Manaus promete participar de mais provas de Duatlhon e, quem sabe, subir ao lugar mais alto do pódio nas próximas vezes. “Gostei da prova, achei o resultado excelente. Estava bem até a hora do ciclismo, quando a minha adversária disparou na frente. Mas agora quero disputar mais provas de duathlon, apesar de ser muito cansativo. Tudo o que passei hoje serviu para eu criar mais resistência”, revelou a triatleta, que é beneficiária do Bolsa Atleta Municipal.

Para o titular da Semdej, Fabrício Lima, o Brasileiro de Duathlon. conseguiu superar todas as expectativas. “Hoje nós reunimos aqui na Ponta Negra uma média de 180 atletas. Isso é sensacional, pois nem nos outros Estados há um número tão forte de atletas competindo numa prova nacional de Duathlon. Sendo assim, Manaus prova mais uma vez que está sendo referência no esporte. Isso é bom para todos. Espero que cada vez mais a Cbtri confie e confirme o Amazonas como sede de seus eventos”, comentou Lima.

Amazon Duathlon

Simultaneamente à disputa da II Etapa do Brasileiro de Duathlon ocorreu o Amazon Duathlon, prova com distância menor (5km de corrida, 20km de ciclismo e mais 2,5km de corrida) e que reuniu somente atletas amazonenses.

No masculino, quem levou a melhor foi Matheus Oliveira, ciclista que há seis meses decidiu entrar no mundo do triathlon. “Me preparei durante seis meses para vencer esta prova. Acho que a diferença foi no ciclismo, onde consegui abrir vantagem sobre os adversários. Estou gostando muito do triathlon e quero melhorar minha natação”, afirmou o atleta.

No feminino, a vitória foi de Valeria Gomes, com larga vantagem sobre a segunda colocada Sylviane Tinoco, que cruzou a linha de chegada apenas 13 minutos depois. “Estou muito satisfeita com o resultado  e esta prova é uma superação”, disse a atleta.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Brasileiro de Duathlon

Masculino:

Nome                                                     Tempo

1.    Santiago Ascenço (GO)                1h53min

2.    Ernani de Souza (RJ)                    1h54min

3.    Thiago Mattar   (SC)                       1h57min

4.    Francisco Viana (SC)                    1h58min

5.    André Oliveira  (SP)                       1h59min

Feminino:

Nome                                                     Tempo

1.    Leila Liana (RJ)                              2h13min

2.    Jéssica Santos (AM)                      2h16min

3.    Rosiane Cristina (SC)                   2h20min

4.    Márcia Cristine (PR)                      2h23min

5.    Sofia Mazon (SP)                           2h29min