Retorno da Ponta Negra será entregue nesta terça-feira
03/06/2013 17h06

O retorno que fica localizado em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, será entregue à população na manhã desta terça-feira. Nesta segunda-feira, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, foi ao local conferir o trabalho de jardinagem e a finalização da estrutura da obra, que havia sido inaugurada do ano passado, mas acabou fechada por falhas no projeto de engenharia.
Além de asfalto, o trecho recebeu serviços de ferragem e concretagem. A estrutura é composta de pavimentação rígida, com concreto armado e armação dupla, seguindo as especificações determinadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A Divisão Distrital Central da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) ainda realizou uma correção no declive da pista direita da via, que ficava alagada quando chovia.
De acordo com o Departamento de Engenharia da Prefeitura de Manaus, após o recapeamento final, o retorno ainda foi totalmente pavimentado com solo de cimento e brita graduada, além de barras de transferência, que dão estabilidade a veículos pesados e aumentam a resistência da obra.
Antes destas obras, a Seminf executou 600 metros de drenagem profunda no local, além de construção de sarjeta. Foram usadas tubulações de um metro de diâmetro, construção de sarjeta (drenagem superficial), assentamento de tubos para passagem de água, aterro hidráulico, 600 metros de meio fio e sarjeta e, mais 30 caixas coletoras onde comportará o grande volume d’água pluvial evitando as constantes alagações.
Outras visitas
O municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, também acompanhou outras frentes de trabalho que estão acontecendo na cidade. Junto com o subsecretário de Serviços Básicos, Antônio Peixoto, e parte da equipe de engenheiros da Seminf, ele observou de perto o trabalho dos operários e conversou com moradores de bairros das zonas Norte e Oeste.
Após conferir as obras do retorno, ele foi à rua Dona Otília, no bairro Campos Sales, zona Norte, onde está sendo realizado um mutirão de serviços básicos como terraplanagem, recapeamento, drenagem e meio-fio. A ação envolve 110 servidores e mais de 1.000 toneladas de asfalto recuperarão dois mil metros da via.
A terceira e última visita aconteceu no fim da manhã, na comunidade Jesus Me Deu, na travessa Santo Antônio, zona Norte. No local, a Seminf executa drenagem profunda, que beneficiará 170 famílias que residem no local. Recebido com carinho pelos comunitários, Hissa acompanhou as obras na área, conversou com moradores e líderes populares e ouviu suas reivindicações.
“É importante que a gente tenha o retorno da população em relação às obras que estamos executando na cidade. Estaremos sempre nas ruas para acompanhar os trabalhos e ouvir a comunidade, que é a principal beneficiada com as obras”, ressalta Hissa.