Resolução libera atividades tipo 1 e tipo 2 para vários bairros

Por Prefeitura de Manaus

25/03/2013 17h47

Icone audio

A partir de agora, quem desejar exercer atividades comerciais dos tipos 1 e 2 nos bairros Santa Etelvina, Novo Israel, Jorge Teixeira, Bolívia, Cachoeira Alta e Praia Dourada, não encontrará mais burocracia para conseguir autorização na Prefeitura de Manaus. Isso porque o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), vinculado ao Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), aprovou a resolução número 11/2013, que libera o funcionamento deste serviço nas áreas.

De acordo o Implurb, as atividades do tipo 1 e 2 englobam serviços como drogarias, padarias, armarinhos, açougues, escritórios de contato, sapatarias, boutiques e lanchonetes e têm baixo impacto sobre o meio ambiente. Anteriormente, o Plano Diretor não abrangia estas regiões, entretanto a nova resolução libera o funcionamento das atividades nas Unidades de Estruturação Urbana (UESs).

“Quando chegamos, encontramos no Implurb mais de 1.200 pedidos de certidões deste tipo de atividade nestas áreas, mas existia um entrave no Plano Diretor. Com a nova resolução, as pessoas encontrarão menos dificuldades para regularizar os seus estabelecimentos. Muitos já até existiam nestas áreas, mas a burocracia era muito grande. Estamos facilitando para a população”, explicou o diretor do Implurb, Roberto Moita.

Esta ação faz parte do programa ‘Manaus Mais Legal’, implantado desde o início da nova gestão da Prefeitura de Manaus. As ações são coordenadas pelo Implurb e têm como meta desburocratizar o serviço público.