Procon Manaus autua oito agências bancárias nas zonas Oeste e Centro-Oeste
09/04/2014 18h12

O Procon Manaus fiscalizou, na manhã desta quarta-feira, 09, oito agências bancárias sobre o cumprimento da Lei 1.836/2014, conhecida popularmente como a Lei das Filas. A fiscalização ocorreu em agências das zonas Oeste e Centro-Oeste. Todas as agências receberam auto de constatação pela falta de aparelho telefônico convencional de fácil acesso para os clientes realizarem denúncias e relógio, em local visível, para averiguar tempo médio de espera. Outras três foram autuadas pelo não cumprimento da Lei das Filas.
O ouvidor do Município, Alessandro Cohen, explicou que o tempo máximo de espera permanece de 15 minutos, em dias normais; 20 minutos, em vésperas e após feriados prolongados e 25 minutos, em dias de pagamento de funcionários públicos, bem como pagamento de programas sociais.
“Nossa equipe está na rua com a finalidade de cumprir o que tange a Lei das Filas. Na data de hoje, como não é dia de pagamento, o tempo médio de espera seria de 15 minutos, porém constatamos tempo médio de até duas horas”, explica Cohen.
Em uma agência localizada no bairro Alvorada, os fiscais constataram que o aparelho que emite as senhas para os clientes estava desligado, obrigando os clientes a aguardarem em fila sem ter como constatar o tempo de chegada e término de atendimento.
Agências autuadas por longa espera:
Banco do Brasil – Planalto, tempo médio de espera de 02 horas;
Itaú – Alvorada, tempo médio de espera de 30 minutos;
Itaú – Avenida Brasil, tempo médio de espera de 01h20;
*agências autuadas pela primeira incidência
Assessora de Comunicação e Imprensa da Ouvidoria Municipal e Procon Manaus
(92) 8437-6322 / (92) 8113-7191
http://semgov.manaus.am.gov.br/