Prefeitura vai ordenar coleta de lixo na Grande Circular

Por Prefeitura de Manaus

22/11/2013 13h25

Icone audio

collixogancirc2

A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), inicia na próxima segunda-feira, 25, a primeira etapa da campanha informativa, educativa e de conscientização sobre o ordenamento da coleta de lixo na Avenida Grande Circular (Zona Leste). Os moradores e comerciantes do local serão informados do horário da passagem do carro coletor de lixo e orientados para depositar seus resíduos em horário próximo da coleta.

 

Segundo o titular da Semulsp, Paulo Ricardo Rocha Farias, atualmente o carro coletor passa cinco vezes por dia em toda a extensão da Av. Grande Circular, mas como não existe colaboração da população, vários pontos ficam com concentração de lixo.

 

“A partir do dia 25 a coleta será efetuada duas vezes por dia e a população será orientada para descarta seus resíduos em horários próximos a passagem do carro coletor”. Farias acrescentou que depois do trabalho de conscientização a prefeitura poderá penalizar as pessoas que continuarem a jogar lixo em qualquer horário.

 

Do dia 25 a 30 de novembro o calendário com o horário que determina a passagem do carro coletor de lixo será distribuído aos moradores e comerciantes da Av. Grande Circular. A partir do dia 2 de dezembro os fiscais de postura do município irão percorrer a avenida e os infratores serão notificados. Se o cidadão continuar cometendo o delito, poderá ser multado por crime contra o meio ambiente.

 

Nessa primeira etapa, funcionários da Semulsp que atuam na Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), cuja função é justamente fazer a educação ambiental da população, visitarão as residências e os comércios da área para explicar quanto à necessidade do descarte do lixo no horário estabelecido, para a manutenção da saúde pública e organização do espaço coletivo.

 

Segundo o coordenador do Cedolp, Waldomiro de Souza Trindade, além do trabalho de conscientização com os moradores e comerciantes, haverá palestras em escolas públicas e privadas, que abordarão temáticas referentes à limpeza urbana e sua importância para o desenvolvimento da cidade. Para Trindade, os estudantes são multiplicadores de informação.

 

“Esta é a melhor forma de atingir toda a população”, concluiu.

 

A campanha terá a participação dos conscientizadores da Semulsp (Cedolp), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Secretária Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A Campanha também tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), da Associação Comercial do Amazonas (ACA), das Cooperativas e Associações de Catadores de Lixo, de associações de moradores e de vendedores ambulantes da área.