Prefeitura treina servidores em estratégias de logística

Por Prefeitura de Manaus

15/03/2013 14h12

Icone audio

A Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPM) dará início na segunda-feira, 18, ao curso de “Logística em Administração Pública”, voltado para servidores da Prefeitura de Manaus. O principal objetivo é a redução de custos nas operações logísticas realizadas pelos órgãos do município, conforme explica a diretora presidente da FESPM, Luiza Bessa Rebelo. O treinamento será ministrado pelo doutor em Engenharia de Transporte e Logística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Olavo Tapajós, autor de oito livros na área. A capacitação ocorrerá até dia 22, na sede da FESPM, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, sempre no horário de 18h às 22h.

O treinamento tem como proposta orientar os participantes sobre a implementação e manutenção de modelos logísticos modernos e de alta precisão. Segundo Luiza Rebelo, a finalidade é fortalecer a normatização das operações logísticas da Prefeitura de Manaus, visando à redução de custos. De acordo com ela, a capacitação irá reforçar os conhecimentos técnicos dos servidores quanto à gestão de materiais, considerando as características dos órgãos municipais. Participarão do treinamento, servidores de várias secretarias, com atuação nas áreas de almoxarifado, materiais de consumo, materiais permanentes e de operações logísticas.

O instrutor do curso, Olavo Tapajós, destaca que um dos principais desafios da gestão municipal na área de logística é incorporar e manter padrões modernos que hoje são aplicados com sucesso em empresas privadas. “A administração pública já deu passos importantes no sentido de adotar padrões logísticos inteligentes e de qualidade. Um dos exemplos que temos atualmente, nesta área, é a capacidade de controle de frota e distribuição do Programa Leite do Meu Filho. O desafio é ampliar as estratégias para outros órgãos do município e desenvolver novas competências nesse segmento”, frisou.

Para Tapajós, uma das abordagens fundamentais sobre logística, no caso da administração pública, é a fase de planejamento, considerando os critérios da Lei de Licitações. O conteúdo programático do curso é divido em cinco grandes tópicos: gestão patrimonial, almoxarifado, estoque, movimentação de materiais e frota.

Tapajós irá compartilhar com os participantes um pouco do conhecimento e experiência adquiridos em quase 40 anos de atuação na área de logística, dos quais 35 anos na Petrobras e, mais recentemente, na administração pública. Autor de oito livros sobre o tema, ele irá ministrar o treinamento em momento oportuno, pois está em plena fase de produção da próxima obra, cujo título provisório é “Logística Aplicada à Administração Pública”, que tratará de modelos logísticos voltados ao setor público. Tapajós é engenheiro civil, mestre em administração com foco em logística pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Engenharia de Transportes e Logística pela UFRJ.

Outros cursos

A FESPM já está com as inscrições abertas para os treinamentos que serão ministrados, gratuitamente, no mês de abril. Há vagas disponíveis para os seguintes cursos: “Auditoria Governamental”, que terá início no dia 1º de abril e seguirá até dia 12; “Instrução de Processos”, que irá acontecer no período de 15 a 23; “Técnicas de Cerimonial e Oratória”, previsto para ocorrer de 15 a 26 de abril. Os interessados poderão optar, também, pelos cursos de Excel Básico, cujas aulas terão início no dia 8; e, ainda, de Excel Avançado, com início no dia 1º.  Para efetuar as inscrições, os servidores devem procurar o setor de Recursos Humanos da secretaria ou órgão ao qual estão vinculados ou, ainda, entrar em contato com a FESPM, pelo e-mail fespm@pmm.am.gov.br e telefones 3215-4665/6011.