Prefeitura realiza simulação de atendimento do Samu

Por Prefeitura de Manaus

12/06/2013 17h54

Icone audio

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram, nesta quarta-feira (12), de treinamento técnico, em que houve simulação de atendimento a turistas, com a prática do idioma inglês. O treinamento faz parte do Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, oferecido pela Prefeitura de Manaus, e executado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPI).

A simulação contou com suporte de uma ambulância do Samu e foi desenvolvida em etapas – desde o atendimento da chamada telefônica, abordagem ao paciente com identificação de sintomas e orientações ainda no local do incidente, até a fase de remoção do paciente para a ambulância. Em todas as fases da simulação, houve a prática de inglês instrumental. Vinte e dois servidores do Samu, alunos do curso de inglês instrumental, participaram dessa simulação.

A diretora-presidente da FESPI, Luiza Bessa Rebelo, frisa que o programa atende, inicialmente, 660 servidores e tem o objetivo de capacitar os recursos humanos da Prefeitura em inglês e espanhol instrumental, como parte das ações direcionadas à Copa de 2014. Nesta primeira etapa, o Programa é voltado para servidores do Samu, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); servidores da Guarda Municipal, vinculados ao Gabinete Militar; profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), vinculados à Manauscult; e Manaustrans.

Aluna do curso de inglês, a gerente de Enfermagem do Samu, Cynthia Garcia, disse que o treinamento – que inclui aulas teóricas e práticas – permite que os profissionais possam atuar de forma mais eficiente, nos casos de atendimento a estrangeiros. “Aprendemos, no curso, o significado e a pronúncia em inglês de palavras específicas aplicadas no nosso cotidiano de trabalho, como sintomas de doenças, partes do corpo e equipamentos, de forma que possamos prestar atendimento mais eficiente ao visitante”, destacou.

A técnica em Enfermagem, Ana Cássia Lima, aluna do curso de inglês e participante da aula prática desta quarta-feira, contou que já passou pela experiência de atender um estrangeiro, antes de participar do curso. “Na época, consegui efetuar o atendimento, mas com dificuldade de compreender o que paciente estava relatando. Já hoje, se essa situação voltar a acontecer, tenho certeza de que vou conseguir estabelecer comunicação mais eficaz”, afirmou.

A diretora-presidente da FESPI explica que o programa é composto por aulas teóricas e práticas. O curso teórico teve início em abril, enquanto as aulas práticas tiveram início nesta semana. A programação prevê a realização de outros três treinamentos práticos, ainda no mês de junho: no dia 18, às 10h; e no dia 20, às 15h, ambos voltados para alunos de Espanhol Instrumental; e, ainda, no dia 25, às 19h, para outra turma de Inglês.

_________________________________________
Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – FESPI
Assessoria de Comunicação – Adyam Litaiff
Tel.: 3651-7126