Prefeitura realiza ação integrada na zona Leste para alertar sobre horário de coleta de lixo
25/11/2013 15h18

Uma megaoperação envolvendo diversas secretarias municipais foi realizada na manhã desta segunda-feira, 25, na avenida Autaz Mirim, na zona Leste. O objetivo é adequar moradores e comerciantes com relação ao horário da coleta de lixo para impedir o constante acúmulo de sujeira nas calçadas.
A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) instituiu o horário para a coleta de lixo: de segunda a sábado, das 19h às 21h e de 2h às 4h. Aos domingos, das 14h às 16h e de 2h às 4h.
“Nós estabelecemos esses horários por causa do fechamento do comércio e dos bares, que é o momento de descarte do lixo. Essas duas coletas são suficientes para atender toda a demanda. Mas é preciso que os comerciantes e moradores colaborem com a limpeza e coloquem o lixo na rua apenas no horário da coleta, para evitar que cães e gatos rasguem os sacos e espalhem o lixo nas ruas”, afirmou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) também deu início à operação ‘Sou + calçada livre’. A ideia é promover a desobstrução do passeio público, devolvendo-o ao pedestre. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o passeio público deve ter um mínimo de 1,50m, livre de qualquer obstáculo e servindo exclusivamente à circulação de pessoas.
“Mas o que vemos em várias zonas da cidade é justamente o contrário. Os lojistas expõem as suas mercadorias, colocam placas, as pessoas estacionam os carros e quem perde espaço é o pedestre, que precisa se arriscar entre os carros. Precisamos acabar com isso e pedimos ajuda da população”, declarou o assessor de fiscalização do Implurb, Elias Dias.
Apesar da operação ter caráter educativo durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) notificou quatro ferros velhos por não apresentarem a licença ambiental. Segundo os proprietários, o comércio está sendo desativado e eles estão saindo do local. Os fiscais determinaram que eles compareçam à sede da Semmas, em até 48h, para assinar um termo de compromisso de saída do local.
A primeira dama do município, Goreth Garcia Ribeiro, também participou da ação, conversando com os comerciantes. Ela destacou que é importante a participação de todos para que a cidade tenha um aspecto melhor.
“O lixo que é jogado na rua vai parar nos esgotos e deságuam nos igarapés. Nesse período de chuvas, com certeza vai provocar alagações e outras pessoas serão prejudicadas por conta dessa sujeira. Já chegamos a ter seis coletas de lixo nessa área justamente porque as pessoas vão descartando o lixo aleatoriamente. Agora temos um horário definido e tenho certeza, que todos vão ajudar”, concluiu Goreth Garcia Ribeiro.
Multa
A partir da próxima semana, a operação passará a ter caráter punitivo para quem descartar o lixo fora dos horários estabelecidos. A multa varia entre 10 e 50 UFM, ou seja, entre R$ 745,90 e R$ 3.729,50.
Manaustrans e Sempab também participaram da operação.
Reportagem: Leonardo Fierro / Fotos: Altemar Alcântara