Prefeitura leva serviços especializados de saúde aos ribeirinhos

Por Prefeitura de Manaus

02/04/2013 16h05

Icone audio

Como estratégia para ampliar o acesso da população ribeirinha à saúde, a Prefeitura de Manaus inicia nesta sexta-feira (5), atendimento na área do rio Amazonas com duas unidades móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante. As Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Saúde Médico-Laboratorial seguem viagem em balsas, nesta quinta-feira (4), com saída às 17h do Porto do São Raimundo, proporcionando à comunidade ribeirinha a realização de serviços especializados de mamografia, ultrassonografia e oftalmologia, dentre outros serviços de saúde para aproximadamente 2,5 mil ribeirinhos.

Os atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)  serão reforçados pela Unidade Móvel Fluvial (o barco Catuiara). No sábado (6), o prefeito Arthur Neto e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, irão pessoalmente, às 8h, acompanhar os trabalhos na zona rural.

No rio Amazonas, as duas unidades móveis (Saúde da Mulher e Saúde

Médico-Laboratorial) farão atendimento até domingo (7) com a oferta de exames de prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de mama (preventivo, ultrassonografia, mamografia e oftalmologista), além dos serviços oferecidos pelo barco Catuiara com uma equipe de três médicos, quatro enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois dentistas, três auxiliares de consultório de dentistas e bioquímico. O barco também conta com laboratório próprio para exames laboratoriais e sala de vacinação.

Os atendimentos nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Saúde Médico-Laboratorial e no barco Catuiara serão realizados nos Postos de Saúde do Lago do Arumã (sexta-feira, 5), Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Sábado, 6) e na Comunidade do Guajará (domingo, 7).

A Unidade Móvel Fluvial (Catuiara), que segue viagem na quarta-feira (4) e é operado pela Semsa, por meio do Distrito de Saúde Fluvial, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), e as Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Saúde Médico-Laboratorial têm atendimentos agendados, no período de 11 a 14 de abril, na área do rio Negro, onde cerca de 2,5 mil ribeirinhos também deverão ter acesso aos exames especializados de mamografia, ultrassonografia e oftalmologia.

Na área do rio Negro, os atendimentos iniciam na próxima quinta-feira (11), no Posto de Saúde do Mipindiaú; na sexta-feira (12), no Cuieiras; no sábado (13), em Santa Maria; e no domingo (14), na Costa do Araras.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Evando Melo, é prioridade do Distrito de Saúde Fluvial ampliar o acesso da população ribeirinha a serviços poucos oferecidos ou ainda não disponíveis na área rural e melhorar a qualidade da atenção primária, integrando a rede de assistência e buscando a resolutividade e a satisfação do usuário.

Locais de atendimento das unidades móveis:

Zona Oeste: Avenida Ayrton Senna, comunidade União da Vitória, em frente à Escola Esmeralda Soares Neves – (Saúde Médico-Laboratorial), 06 de março a

05 de abril;

Zona Norte: Rua 13 de maio, bairro Terra Nova, ao lado da Escola Municipal Ana Sena Rodrigues – (Saúde da Mulher e Odontológica), 08 de março a 05 de abril; Zona Leste: Rua Barroso, s/nº, bairro Puraquequara – no pátio da Escola de Tempo Integral Irmã Gabrielli Cogels – (Saúde da Mulher, Odontológica e Medico-Laboratorial), 14 de março a 11 de abril.

Zona Sul: Rua Girassol, s/nº, bairro São Francisco –  no pátio da Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol – (Saúde da Mulher e Odontológica),

14 de março a  10 de abril;

Zona Fluvial: (Saúde da Mulher e Médico-Laboratorial) – Rio Negro, 5 a 7 e abril; Rio Amazonas, 11 a 14 de abril.