Prefeitura lança obra sobre análise da administração municipal

Por Prefeitura de Manaus

08/07/2013 11h17

Icone audio

A Prefeitura de Manaus publicará, pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi), a obra literária “Estudos de Caso em Administração Pública”. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O livro reúne uma série de artigos científicos e estudos de caso sobre a gestão pública municipal, produzidos pela primeira turma de alunos do curso de pós-graduação em “Administração Pública”, coordenado pela Fespi e executado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O projeto, com caráter pioneiro, foi aprovado pela Fapeam recentemente e a expectativa é que a publicação seja lançada até o fim desse ano, com produção de mil exemplares na primeira edição.

A ideia é reunir, em uma única publicação, os melhores trabalhos de conclusão do curso de especialização em “Administração Pública”, que narram cases de sucesso e podem servir de inspiração para outras iniciativas positivas ou que possam, ainda, se tornar referência para a formulação de novas diretrizes, em alguns procedimentos da administração pública municipal, conforme explica a diretora-presidente da Fespi, Luiza Bessa Rebelo. A diretora assina a organização da obra, ao lado da diretora de Ensino da Fespi, Andreia Brasil, e da administradora Glória Guimarães, coordenadora do curso de pós-graduação, pela Ufam.

O projeto foi aprovado pela Fapeam em junho, por meio do Edital nº 07 do Programa de Apoio a Publicações Científicas. O edital prevê financiamento do projeto aprovado no valor de R$ 14,9 mil, que serão investidos no processo de impressão da obra literária. O público-alvo do livro são gestores municipais, servidores e leitores interessados em aprofundar o conhecimento sobre a administração pública municipal. “A ideia é que o livro seja o primeiro de uma série de obras sobre gestão pública no município, com a proposta de divulgar os trabalhos elaborados por servidores que participam dos programas de capacitação da Fespi e por professores das instituições parceiras”, antecipou Andreia Brasil.

Na avaliação da organizadora, a aprovação do projeto pela Fapeam representa um importante avanço na área de pesquisa voltada para administração pública. “Atualmente, é um desafio encontrar literatura e pesquisas sobre gestão municipal. Com essa iniciativa, observamos que há interesse em fomentar estudos sobre o tema”, afirmou Andreia. O próximo passo, diz ela, é fazer a revisão editorial da obra, que já está pronta desde o início desse ano, para que seja encaminhada ao processo de impressão e distribuição.

A diretora de Ensino explica, ainda, que o livro “Estudos de Caso em Administração Pública” contará com 12 capítulos, divididos em três partes – ‘Boas práticas na prestação de serviço’, ‘Gestão Pública na Educação’ e ‘Planejamento, Orçamento e Finanças’. A primeira parte traz artigos sobre experiências de sucesso registradas em várias secretarias do município, cujas práticas resultaram em melhorias no serviço ou no clima organizacional. A segunda etapa fala sobre experiências relacionadas a práticas pedagógicas e traz, também, avaliações de desempenho de educação no município. Já a terceira parte apresenta processos de planejamento orçamentário e procedimentos administrativos mais eficientes.

ASSESSORIA FESPI
Tel.: (92) 3651-7126