Prefeitura lança curso de gestão de projetos para captar recursos para Manaus

Por Prefeitura de Manaus

25/03/2013 23h54

Icone audio

A Prefeitura de Manaus lançou, na noite desta segunda-feira (25), o curso ‘Gestão de Projetos: da elaboração à prestação de contas’. O treinamento está sendo oferecido pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPM), na Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. Os participantes, servidores públicos municipais, irão atuar no Escritório Modelo de Gerenciamento de Projetos, que terá a missão de captar recursos financeiros para Manaus, junto ao Governo Federal e instituições financeiras.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Ulysses Tapajós, o escritório será implantado ainda este ano e seguirá a meta audaciosa de transformar Manaus na melhor cidade para se viver no Brasil. Terá, também, a finalidade de subsidiar os órgãos municipais, sobre o direcionamento para elaboração de projetos finalísticos, com o intuito de garantir recursos federais e sua aplicação eficaz.

“Queremos  trabalhar com foco nos recursos oriundos de programas federais das mais diversas áreas, o que demanda dos servidores escolhidos para compor o escritório, um alto domínio técnico das áreas fins da Prefeitura de Manaus e de seus programas de atuação, além de competência na elaboração e gestão de projetos estratégicos”, disse o secretario, que palestrou para os mais de 100 servidores.

No primeiro módulo o conteúdo programático abordará temas como ‘Roteiro básico para elaboração de projetos’; ‘As bases do planejamento’; ‘Plano de trabalho’; ‘controle e acompanhamento’; ‘Estruturação do projeto, no MS Project 2007’; ‘Geração de relatório’, dentre outros temas. Na atividade prática, os participantes terão o intervalo de uma semana, para elaboração de projeto que deverá ser aplicado dentro da realidade da secretaria ao qual está vinculado. Já o segundo módulo inclui conteúdo sobre ‘Execução’; ‘Prestação de Contas’; ‘Acompanhamento e Fiscalização’; ‘Aspectos Polêmicos: principais falhas e irregularidades’.

O curso é ministrado pelo administrador de empresas Armando Araújo de Souza Júnior, professor do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em Engenharia da Produção pela Ufam e doutorando em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo a diretora presidente da FESPM, Luiza Bessa Rebelo, o curso foi estruturado com a proposta de preparar tecnicamente os profissionais que ficarão à frente do Escritório, e poderá se tornar um bem sucedido modelo a ser implantado nos demais municípios do Brasil.