Prefeitura intensifica serviços de infraestrutura em oito bairros da zona Norte de Manaus
08/04/2014 17h47

Pelo menos 15 ruas localizadas em diferentes bairros da zona Norte, administradas pelo Distrito de Obras do Novo Israel, estão recebendo serviços de infraestrutura da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Além dos serviços rotineiros de tapa-buraco, ruas que há mais de 10 anos não recebiam serviços de infraestrutura e que necessitam de serviços de drenagem profunda, também estão sendo atendidas.
Na rua Rouxinol, no bairro Campos Sales, a quantidade de buracos na via estava prejudicando os moradores, principalmente os que possuem carro. “Eu moro aqui há quase três anos e há um ano começaram a surgir buracos enormes nessa rua. O maior ficava em frente da minha casa. Então, procuramos o presidente do bairro que falou com a prefeitura e agora asfaltaram toda a rua. Estou muito satisfeita com o trabalho”, declarou a moradora Larissa Fidélis de Souza, 29.
Além da rua Rouxinol, constam na programação do serviço de tapa-buraco a rua Aracuã e Travessa Montenegro, no bairro Campos Sales. No bairro Parque Riachuelo as ruas Dr. Mario Alencar, Tororó, Vinícius de Moraes, Tomaz Aziz e Mário Frota. Já na Colônia Terra Nova 2, as vias Rio Javari, Rio Tefé, Sabá Reis, Pintasilgo, Santa Marta e Tucandeira serão atendidas.
Serviços de drenagem profunda também estão sendo realizados na área, como é o caso das ruas Santarém e Biurana, no bairro Colônia Terra Nova 2. Na primeira via serão implantados cem metros de drenagem profunda, com uma tubulação de 0,60 metros de diâmetro. Já na segunda via, mais 80 metros de drenagem. O serviço no local cessará com os problemas de acúmulo das águas pluviais que ocorre sempre na época do inverno amazônico.
Ao todo, o distrito da zona Norte realizará em 60 dias aproximadamente 500 metros de drenagem profunda. Nas ruas Surucuá e Iafa, bairro Campos Sales, estão sendo realizados 250 metros de drenagem; rua Emerson esquina com Tangarás, Comunidade América do Sul, 80 metros de drenagem e mais a implantação de quatro caixas coletoras.
Após a conclusão das drenagens, as vias receberão meio-fio, sarjetas e o asfaltamento total das vias. Para isso serão disponibilizadas aproximadamente 400 toneladas de massa asfáltica. As equipes, compostas por dez homens, iniciaram os trabalhos na última sexta-feira, 05.
O trabalho de drenagem varia de construção de sarjeta (drenagem superficial) à canalização de valetas e vias (drenagem profunda, com assentamento de tubos para passagem de águas pluviais). Esses serviços evitam afundamento de pavimento, erosões e alagamentos.
Os serviços de tapa-buraco e drenagem profunda estão sendo realizados nos bairros Rio Piorini; Terra Nova Dois; Florestal; Jesus Me Deu; Campos Sales; Parque Riachuelo e nas Comunidades América da Sul e Cachoeira Santa.
A Seminf trabalha em todas as zonas geográficas da cidade, executando serviços básicos e seguindo um cronograma diário dos distritos. Além dos serviços que constam na programação do dia, algumas das demandas registradas pela Central de Atendimento por meio do Disk Seminf 0800-201-0001, também são atendidas diariamente.
Assessoria de Comunicação da Seminf
Fotos : Alexandre Fonseca