Prefeitura ganha cor azul para homenagear autistas
03/04/2014 10h24

A fachada da Prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste, foi iluminada de azul, na noite desta quarta-feira, 02, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A programação foi coordenada pela secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro.
O prefeito Arthur Virgílio Neto, que esteve presente ao ato, ressaltou a importância da atenção à data. “É uma data para se refletir sobre os autistas, pessoas geniais capazes de realizar suas atividades de forma brilhante. Eu sou fascinado pelo universo do autista. O dia de hoje (ontem), é especial. Acendemos as luzes da prefeitura na cor azul como uma forma singela de homenageá-los”.
Ainda durante o ato, o prefeito enfatizou a necessidade de se ampliar os serviços oferecidos pelo Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar). “Vamos procurar buscar mais ajuda do Governo do Estado, ampliar para buscar ajuda do Governo Federal. Ou seja, vamos mapear o número e endereços dos autistas em Manaus e ver quem são aqueles que foram atendidos. Aqueles que não puderam, que fiquem sob os cuidados da prefeitura e do governo”, destacou.
Segundo a secretária da Semasdh, Goreth Garcia, a prefeitura não tem medido esforços para oferecer um acompanhamento digno aos autistas. Ela informou que somente nesses primeiros meses do ano, o Eamaar já atendeu a 4.192 pessoas com o transtorno do espectro do autismo. “Essa administração está preocupada sim com o autista e o Eamaar é um exemplo disso. Hoje, Manaus se veste de azul para lutar por essa causa e vamos lutar para que possamos oferecer um serviço ainda mais humanizado como todos merecem”, afirmou.
Fotos: Mário Oliveira e Willian Resende / Semcom