Prefeitura de Manaus realiza workshop preparatório para a III Conferência Municipal de Meio Ambiente

Por Prefeitura de Manaus

21/04/2013 19h14

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizará nesta terça-feira, 23, no Auditório da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Workshop Preparatório para a III Conferência Municipal de Meio Ambiente – Vamos Cuidar de Manaus, que acontecerá em junho, na cidade, tendo como tema “Resíduos Sólidos’.

O workshop tem a finalidade de reunir especialistas na temática para um dia inteiro de palestras e discussões visando o nivelamento de conhecimentos acerca da questão dos resíduos sólidos, sob a ótica dos governos e da sociedade civil, tendo como público-alvo as instituições que participam da comissão organizadora municipal da III CMMA, formada por representantes de 28 instituições públicas e da sociedade civil organizada, além de estudantes, representantes de associações comunitárias, movimento dos catadores, organizações não-governamentais e secretarias de meio ambiente do interior.

“A III CMMA já é considerada pela Prefeitura de Manaus como um evento divisor de águas na questão dos resíduos sólidos na cidade. Portanto, consideramos oportuno realizar um workshop preparatório com a finalidade de discutir a questão sob ponto de vista teórico, com vistas a subsidiar os documentos-bases que serão amplamente discutidos e  servirão como diretrizes básicas para a formulação de propostas de políticas públicas durante da III CMMA”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, destacando que a conferência será um momento de discussão política.

O workshop acontecerá das 8h às 17h e a programação será composta de duas mesas-redondas – “Panorama da Situação dos Resíduos Sólidos nas Esferas Federal, Estadual e Municipal”, que terá como moderador o professor da UFAM, Néliton Marques da Silva, pela manhã, e “Perspectivas para a Implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos”, moderada pelo professor da UFAM, Henrique dos Santos Pereira, à tarde. Para cada mesa-redonda, foram convidados três palestrantes. Na primeira, o professor José Fernando Thomé Jucá, criador e coordenador do Grupo de Resíduos Sólidos da Universidade Federal de Pernambuco (GRS/UFPE), falará sobre o tema “Estado da Arte das Tecnologias de Tratamento dos Resíduos Sólidos no Exterior e a Situação Atual do Brasil”. Em seguida, o secretário executivo adjunto de Compensações e Serviços Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) tratará da questão “Estado da Arte dos Resíduos Sólidos no Amazonas” e o secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo César Farias, que abordará o “Estado da Arte dos Resíduos Sólidos no Município de Manaus”.

A segunda mesa-redonda será aberta pela palestra da presidente do Comitê Regional de Manaus dos Catadores de Materiais Recicláveis, Irineide Lima, que vai abordar o tema “Situação dos Catadores no Estado do Amazonas, com Ênfase no Município de Manaus”. Em seguida, ocorrerá a palestra do analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Aloísio João de Oliveira, sobre “Perspectivas e Projetos para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)” e do professor João Bosco Ladislau, da Universidade Federal do Amazonas, sobre “Projetos Desenvolvidos pela Ufam Abordando a Temática Resíduos Sólidos”.

Texto: Júlio Pedrosa