Prefeitura de Manaus participa da reunião do Conama

Por Prefeitura de Manaus

20/03/2013 17h24

Icone audio

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Prefeitura de Manaus, Kátia Schweickardt, está em Brasília participando da 109ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), órgão consultivo e deliberativo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tem como finalidade discutir e aprovar resoluções ligadas ao meio ambiente, válidas para todo o País.

A reunião acontece nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, no edifício-sede do Ibama, no Setor de Clubes Esportivos Norte. O encontro tem como pauta a aprovação de resoluções que tratam sobre guarda de animais apreendidos, resgatados ou oriundos de entrega espontânea e de alterações do Programa de Controle da Poluição do Ar por Ciclomotores, Motociclos e Veículos Similares (Promot).

Durante a abertura do evento, foi feito o lançamento da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que terá como tema Resíduos Sólidos. A secretária Kátia Schweickardt lembrou que a Prefeitura de Manaus saiu na frente na aprovação do projeto de preparação da III Conferência Municipal de Meio Ambiente (CMMA), que acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho, em Manaus.

Além da Prefeitura de Manaus, Kátia também representa na reunião a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama). Durante a manhã, foi feita a entrega a todos os  Estados participantes e a alguns ministérios a Base Cartográfica do Brasil numa escala de 1:5m, documento que garantirá a implantação do Cadastro Ambiental Rural e a execução de políticas de ordenamento.

Outro representante da Semmas, o médico veterinário Laérzio Chiezorin Neto, também participa da reunião do Conama, como integrante do Conselho Federal de Medicina Veterinária, órgão convocado para tratar especificamente da regulamentação que trata sobre o termo de guarda de animais apreendidos.

Atualmente, a Semmas mantém do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, e trabalha no sentido de desenvolver um termo de convênio para gestão compartilhada do espaço com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).