Prefeitura de Manaus intensifica ações de tapa-buracos no Nova Cidade
10/12/2013 12h08

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestutura (Seminf), intensificou os serviços de tapa-buracos e ações básicas em bairros da cidade, com ênfase nas zonas Norte e Leste. Nesta semana, a Divisão Distrital do bairro Santa Etelvina atua no bairro Nova Cidade, Zona Norte, nas ruas Secundária 3 e 7 e na avenida 51.
Cada via tem recebido aproximadamente 10 toneladas por dia para a recuperação do pavimento, aplicadas por duas equipes. A rua 51 recebe ainda serviço de drenagem profunda, devido ao acúmulo de água na superfície. Após a conclusão do trabalho, a rua será recapeada.
O trabalho, coordenado pelo chefe da Divisão Distrital Santa Etelvina, Nívelle Torno, atende a orientações da Subsecretaria de Serviços Básicos e da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Os critérios utilizados são a precariedade de infraestrutura das vias principais e a posterior dificuldade de veículos e transportes coletivos trafegarem por elas.
Ainda na Zona Norte, a Seminf executa ações nos bairros Cidade Nova, Francisca Mendes, Novo Israel, Terra Nova, Rio Piorini, Aliança com Deus, Raio de Sol e Nossa Senhora de Fátima. As atividades fazem parte da força-tarefa para ações de recuperação do pavimento e têm como objetivo beneficiar em quatro meses aproximadamente 1.200 ruas, sendo 805 somente nas duas zonas mais prejudicadas da cidade – 330 vias na Zona Leste e 475 na Zona Norte.
Pavimentação
A rua Palmeira, no bairro Cidade de Deus, recebe os últimos retoques de recapeamento e deverá ser entregue aos moradores nos próximos dias. A via, que é uma extensão da rua Curuais, pavimentada há alguns meses pela Seminf, encontrava-se em avançado estado de deterioração.
A rua recebe infraestrutura completa, com ações de terraplanagem, recapeamento e execução de drenagem superficial (meio-fio e sarjeta) e profunda (com aplicação de 100 metros de tubos).
Aproximadamente 160 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) são utilizadas na ação, realizada pelas Divisões Distritais Central e Cidade Nova. O trabalho tem agradado aos moradores.
“Antes isso aqui era uma verdadeira tragédia. Os buracos causavam muitos acidentes. O recapeamento é fruto do esforço dos moradores e da Prefeitura de Manaus, que atendeu ao nosso apelo”, comemora Waldete Saboia, 38, moradora do local há dez anos.
FOTOS: Márcio James e Alexandre Fonseca
Assessoria de Comunicação-Seminf/3642-3064/842-1354/8150-9117/9305-0575/8162-1926/9150-3395