Prefeitura de Manaus firma parceria com CMA

Por Prefeitura de Manaus

19/02/2013 19h50

Icone audio

Em almoço realizado na sede do Comando Militar da Amazônia, CMA, na tarde desta terça-feira (19), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, firmou parceria com o Exército Brasileiro, para a execução de obras de infraestrutura, principalmente tapa-buraco, após reunião com o comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e o Estado Maior do CMA.

A parceria envolve também o Governo do Estado do Amazonas, através do compromisso do governador Omar Aziz, em auxiliar no trabalho de recapeamento e recuperação de ruas.

“Estabelecemos várias cotas de colaboração e a principal é contarmos com o Batalhão de Engenharia do CMA para trabalhar conosco no verão. Eles já vão começar a preparar a logística para iniciarmos o trabalho nos próximos meses. Nós vamos dar o asfalto, caçambas e todo o material para que eles entrem com a mão de obra e o conhecimento que já possuem”, declarou o prefeito Arthur Neto.

Com a cidade praticamente tomada pelos buracos, a nova gestão da Prefeitura de Manaus, vem realizando uma verdadeira força-tarefa para recuperar as vias públicas, através da Operação Tapa-Buraco. A ação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminfh) já recuperou mais de 900 ruas.
“Entendemos que existe um campo muito grande para nós cooperarmos em benefício da cidade de Manaus. Tivemos esse primeiro contato hoje e agora vamos começar a operacionalizar como vai acontecer essa cooperação em benefício de todos”, afirmou o comandante do CMA.

A ação tem como objetivo dotar a cidade da infraestrutura necessária para um dos maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo de 2014.
“É o inicio de uma construção colaborativa que visa recuperar as ruas e avenidas de Manaus até o início da Copa. Esse é um forte legado que ficará para a sociedade amazonense e a prefeitura conta com essa colaboração”, afirmou Bernardo Monteiro de Paula, gestor municipal da Copa 2014.

O prefeito disse ainda, que o tapa-buraco é necessário devido à situação em que se encontravam as vias, mas afirmou que o problema só será resolvido com um recapeamento completo devido à deterioração do asfalto. “Estamos fazendo o tapa-buraco para garantir mais segurança e conforto aos moradores. É apenas uma medida paliativa. Na próxima etapa vamos fazer o recapeamento das principais ruas”, anunciou.

Parceria

A parceria com o Exército não é inédita. Em 1989, durante o primeiro mandato de Arthur Neto como prefeito de Manaus, os militares foram parceiros na limpeza de ruas da cidade,
que na época sofria com o acúmulo de lixo. Após 24 anos, o poder público municipal conta com o apoio militar para a solução de problemas da cidade.

REPORTAGEM: LEONARDO FIERRO