Prefeitura continua com ações de impacto e lança Operação Enchente

Por Prefeitura de Manaus

06/06/2013 14h39

Icone audio

A Prefeitura de Manaus continua com as ações de impacto para prevenir a população que sofre com as cheias em toda cidade. Nesta quinta-feira, 6, a Defesa Civil iniciou a Operação Enchente no bairro Betânia, zona Sul, e acompanhou a descontaminação das águas na rua dos Barés, Centro.

Além da Defesa Civil de Manaus, que construiu 200 metros de ponte no beco do Aterro, participaram da Operação Enchente as secretarias municipais de  Saúde (Semsa), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) realizou o cadastramento socioeconômico das famílias atingidas pela cheia.

“Começamos o cadastramento no dia 25 de maio, no bairro da Glória, passamos pelo São Jorge, Raiz, Presidente Vargas, Bariri, Aparecida e hoje iniciamos na Betânia, onde vamos ultrapassar a marca de mais de duas mil famílias beneficiadas com o aluguel social”, destacou Gecilda Albano, chefe do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE).

Na rua dos Barés, Centro, uma das mais atingidas pela subida das águas que se misturam com a tubulação de esgoto, foram derramados mil litros de cal, em parceria com a construtora Andrade Gutierrez e a empresa Manaus Ambiental. A ação será repetida a cada três dias.

“A missão aqui é fazer a descontaminação das águas. O produto que está sendo jogado baixa o pH, mata as bactérias e elimina o odor”, explicou o chefe da Divisão de Resposta da Defesa Civil, sargento Altacir Gomes.

REPORTAGEM: Alita Menezes