Prefeitura capacita servidores para a Copa de 2014 e promove simulação de atendimento do Samu

Por Prefeitura de Manaus

10/06/2013 17h51

Icone audio

A Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi) deu início, nesta segunda-feira, 10, às aulas práticas do Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus. O programa está atendendo, inicialmente, 660 servidores e vai capacitar servidores em inglês e espanhol instrumental, como parte das ações direcionadas ao evento esportivo.

Nesta quarta-feira, 12, às 15h, a Fespi vai coordenar treinamento prático, direcionado à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que terá, inclusive, o suporte de uma ambulância, durante a simulação do atendimento. A simulação será feita na sede da Fespi, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins.

A diretora-presidente da FESPI, Luiza Bessa Rebelo, frisa que o objetivo do Programa é oferecer aulas de inglês e espanhol instrumental aos servidores da Prefeitura que atuam em áreas estratégicas para recepção do evento esportivo em Manaus, em que haja contato direto dos servidores com os visitantes, como trânsito, segurança, turismo e saúde. Nesta primeira etapa, o Programa é voltado para servidores do Samu, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); servidores da Guarda Municipal, vinculados ao Gabinete Militar; profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), vinculados à Manauscult; e Manaustrans.

A diretora explica, também, que o programa é composto por aulas teóricas e práticas. O curso teórico teve início em abril. As aulas práticas do Samu tiveram início nesta segunda-feira, pela manhã, e o procedimento será repetido na quarta-feira às 15h e às 19h, para os alunos de Inglês Instrumental. A programação prevê a realização de outros três treinamentos práticos, ainda no mês de junho: no dia 18, às 10h; e no dia 20, às 15h, ambos voltados para alunos de Espanhol Instrumental; e, ainda, no dia 25, às 19h, para outra turma de Inglês. Todos são servidores do Samu. A primeira etapa do programa seguirá até setembro.

Luiza Rebelo frisa que o material didático foi desenvolvido por uma equipe altamente qualificada de instrutores, sob a coordenação do professor consultor Sérgio Freire, doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialista na área de idiomas. As apostilas de cada secretaria têm conteúdo-programático exclusivo trazendo, inclusive, simulações de situações bastante específicas da rotina profissional como, por exemplo, perguntas direcionadas à pesquisa de sintomas em situações de urgência e emergência, como é o caso do conteúdo desenvolvido com foco nos servidores do Samu.

Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – FESPI
Assessoria de Comunicação – Adyam Litaiff
Tel.: 3651-7126