Prefeitura capacita moradores do Morro da Liberdade com cursos profissionalizantes
06/09/2013 13h23

A Prefeitura Municipal de Manaus entregou na noite desta quarta-feira, 4, certificados de qualificação profissional a 154 moradores do bairro Morro da Liberdade, zona Sul. Durante três meses, esses moradores foram alunos de cinco cursos realizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), em parceria com a Organização Social Ecoando Liberdade. A cerimônia de formatura ocorreu no auditório da Prefeitura, zona Oeste.
Os moradores do Morro foram capacitados em atendimento ao cliente, contabilidade bancária, assistente de departamento pessoal, inglês básico e espanhol. As aulas foram ministradas no próprio bairro e cada curso teve a duração de 80 horas.
“A determinação é do prefeito Arthur Neto para que tenhamos um trabalho que qualifique as pessoas que estão na periferia com o intuito de incluí-las no mercado de trabalho. Tivemos três meses de aulas intensivas e envolvemos a comunidade. A intenção é continuarmos com essa parceria”, disse o secretário da Semtrad, Guto Rodrigues.
Felipe Araújo, 17, se formou em inglês básico e departamento pessoal e disse que está preparado para dar informações sobre os pontos turísticos de Manaus aos visitantes de outros países que vierem prestigiar o Mundial de Futebol. “Se um turista me abordar vou saber dar informações. A importância desse curso pra mim está relacionada a Copa do Mundo, porque vai permitir mais oportunidade de emprego ao aprender falar outra língua ”, declarou.
Aldenor Maciel foi professor dos cursos realizados pela Prefeitura e é membro da Organização Social Organização Social Ecoando Liberdade. Ele disse que o próximo passo será encaminhar os profissionais para Sistema Nacional de Emprego de Manaus (Sine Manaus).
“A gente sempre trabalhou como voluntários e a secretaria, ao firmar esse convênio, facilitou a contratação de professores qualificados para serem professores desses alunos que estavam procurando uma qualificação. Já estamos encaminhando esses novos profissionais para o Sine Manaus”, disse Aldenor.
A diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal, Luiza Bessa Rebelo, também participou da solenidade.
TEXTO: CLEIDIMAR PEDROSO