Prefeitura abre aulas para qualificação profissional

Por Prefeitura de Manaus

21/11/2013 15h37

Icone audio

alinauprognacquali2

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta quinta-feira, 21, a aula inaugural do curso de qualificação profissional para 300 pessoas que estão fora do mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria do poder público municipal com Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Pelo menos 68 mil pessoas já foram atendidas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) somente este ano. Deste total, mais de três mil pessoas conseguiram vaga no mercado de trabalho. Durante a aula inaugural, o prefeito Arthur Virgílio Neto destacou a importância do aprimoramento profissional para o desenvolvimento pessoal e também para a economia da cidade.

 

“Uma coisa é o emprego, outra é a empregabilidade. A pergunta que todos devem se fazer é: será que eu estou qualificado para ocupar aquela vaga? Se não estou preparado, eu preciso me qualificar. E isso que estamos fazendo. Dando oportunidades para cada um obter efetivamente o emprego”, declarou.

 

Os cursos são para as áreas: soldador, mecânico industrial, almoxarife, pedreiro e cozinheiro. Cada curso tem duração de 200 horas e a primeira turma se forma até o final do ano.

 

“Nós estamos em um mundo globalizado. O mercado é cada vez mais exigente e para que as pessoas possam se inserir neste mercado é preciso qualificação. Estamos formando profissionais especializados, aumentando a suas chances de emprego”, afirmou o secretário da Semtrad, Guto Rodrigues.

 

O Plano Nacional de Qualificação é financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), cujas transferências aos estados, municípios, entidades privadas sem fins lucrativos ocorre por meio de convênios plurianuais e outros instrumentos firmados com o Ministério do Trabalho e Emprego.  O objetivo é a qualificação social e profissional do trabalhador acima de 16 anos, tendo como premissa a articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento, considerando a qualificação um direito do trabalhador e instrumento indispensável à sua inclusão e aumento de sua permanência no mundo do trabalho.

 

Quem quiser mais informações sobre cursos de qualificação profissional pode entrar em contato com a Semtrad pelos telefones 3215 4659/3232 7820/1104.

 

Reportagem: Leonardo Fierro
Fotos: Tácio Melo