Prefeito Arthur Neto faz abertura do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Influenza
20/04/2013 13h39

A abertura do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Influenza (gripe) em Manaus foi feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, às 8h30 deste sábado, 20, no Parque Municipal do Idoso (PMI), na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Para atingir o maior número possível de pessoas, a Prefeitura de Manaus montou uma estrutura com 873 postos espalhados pela cidade. A vacinação teve início na segunda-feira, 15, e segue até sexta-feira, 26. Até sexta, 19, um total de 72 mil pessoas já haviam sido vacinadas na capital.
Para o prefeito, a vacina é a principal ferramenta na prevenção de doenças. “Tive uma virose recentemente e até agora minha voz não voltou ao normal. Quem já pegou uma gripe muito forte, sabe o quanto o organismo fica debilitado. Por isso, é importante prevenir, se proteger”, lembrou Arthur, acrescentando que a prefeitura está empenhada em atingir a meta, que é a imunização de 245 mil pessoas dos grupos prioritários até a próxima sexta-feira. “Montamos uma grande estrutura com mais de 800 postos, incluindo aí shoppings, supermercados e igrejas, locais de grande circulação de pessoas”, disse.
Além do prefeito, estiveram presentes no Parque do Idoso, os secretários municipal e estadual de Saúde, Evandro Melo e Wilson Alecrim, e o presidente da Fundação de Vigilância Sanitária, Bernardino Albuquerque. Ele, aliás, foi a primeira pessoa a ser vacinada, simbolizando a abertura do Dia D. Arthur já havia sido vacinado no dia 16 de abril, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O secretário Evandro Melo lembrou que este ano a prefeitura aumentou o grupo prioritário de pessoas a serem imunizadas contra a Influenza. “Além das crianças de 6 meses a menores de dois anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e indígenas, estamos vacinando também pessoas portadoras de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão”, explicou. A vacina só é contraindicada para quem é alérgico a ovo e já apresentou alguma reação a vacina da gripe.
A influenza é uma doença respiratória aguda, também conhecida como gripe, causada por vírus. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Campanha contra o câncer bucal
Paralelamente à vacinação, também está sendo realizada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. No Parque do idoso, neste sábado, das 8h às 17h, estão sendo realizados exames, em que pessoas identificadas com lesões suspeitas serão encaminhadas aos Centros de Especialidade Odontológica. Esses exames também são feitos nas Unidades Básicas de Saúde por cirurgiões dentistas.