Prefeito apresentará, nesta sexta-feira, Projeto de Lei do Programa Bolsa Idiomas
24/04/2013 15h05

O prefeito Arthur Virgílio Neto fará, nesta sexta-feira, 26, às 9h, a entrega ao presidente da Câmara Municipal de Manaus, Bosco Saraiva, do Projeto de Lei que cria o Programa Bolsa Idiomas. O evento acontecerá na sede da Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi), na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. O Programa Bolsa Idiomas funcionará nos mesmos moldes do Bolsa Universidade, em que os estudantes terão acesso a bolsas totais ou parciais, para cursar inglês em escolas de idiomas, parceiras da iniciativa privada.
A ideia é ter cada vez mais pessoas falando, no mínimo, duas línguas em Manaus, principalmente por conta da realização da Copa do Mundo, em 2014. De acordo com o prefeito, o Bolsa Idiomas é uma promessa de campanha que agora sai do papel e passa a beneficiar a população. “No nível de competição no mercado que temos hoje, é fundamental que o trabalhador se qualifique cada vez mais. Com a Copa do Mundo surgirão muitos empregos.
Assim que o projeto chegar à CMM passará por comissões para que as minúcias sejam analisadas. Caso seja aprovado, será levado para que seja aprovado pelos vereadores no plenário e em seguida seguirá para a sanção do prefeito Arthur Neto. A previsão é de que o Bolsa Idioma seja implantado, de fato, nos próximos meses.
Ano letivo
Na sexta-feira também haverá lançamento do catálogo de cursos da Fespi, edição 2013, que marcará a abertura oficial do ano letivo da escola de servidores. Acontecerá, ainda, o lançamento do Programa Municipal de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, voltado para servidores do município.
A diretora-presidente da Fespi, Luiza Bessa Rebelo, explica que o objetivo deste Programa é oferecer aulas de inglês e espanhol aos servidores da Prefeitura, que atuam em áreas estratégicas para recepção do evento esportivo em Manaus. O Programa atenderá, inicialmente, 660 pessoas, dentre as quais, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculados à Secretaria Municipal de Sáude (Semsa); servidores da Guarda Municipal, vinculados ao Gabinete Militar; e servidores do Manaustrans e Manauscult. As aulas terão início na segunda-feira (29).
Para marcar a abertura oficial do ano letivo da escola de servidores do município, a FESPI irá promover, ao final da solenidade, palestra magna que abordará a capacitação do servidor como ação estratégica para a consolidação dos princípios de excelência e eficiência no serviço público. A palestra será proferida pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva.
O catálogo de cursos 2013 contará com uma série de 40 eventos pedagógicos que fazem parte do Programa de Capacitação Continuada, voltado para servidores da Prefeitura, além de cursos em nível de aperfeiçoamento como, por exemplo, ‘Aperfeiçoamento em Auditoria e Controle Interno’ e o ‘Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas’.Os treinamentos previstos para este ano tiveram início em março e deverão ocorrer até dezembro. Somam-se a essas ações, a promoção de ciclos de palestras, além de atividades promovidas em parceria com outras instituições, sempre com foco da qualificação de recursos humanos.
Sobre a FESPI
Luiza Bessa Rebelo frisa que o órgão está adotando nova nomenclatura e sigla – Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi) – nas comunicações oficiais, em adequação à reforma administrativa em curso na Prefeitura. Nesta administração, houve a união da antiga Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM), responsável pela política de capacitação do município; com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Socioeducacional (FMDS), que cuida do gerenciamento dos programas de inclusão socioeducacional da Prefeitura como, por exemplo, o Programa Bolsa Universidade e, logo mais, do Programa Bolsa Idiomas, que ampliará o acesso ao ensino de língua inglesa, de pessoas com baixa renda. A partir deste ano, a FESPI será a instituição responsável pelas duas áreas.
_________________________________________
Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – FESPI
Assessoria de Comunicação – Adyam Litaiff
3651-7126