Parque do Mindu recebe artistas para exposição
12/06/2013 10h55

O Parque Municipal do Mindu recebe no sábado, 15, a partir das 9h, o Projeto Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia. Trata-se da primeira edição do projeto realizada em Manaus, com uma proposta inovadora: de realizar intervenções/instalações artísticas que levem o espectador a um questionamento sobre o seu meio e a interagir com o ambiente, levando-o a entender o papel do homem no contexto. A escolha do Parque do Mindu não foi por acaso. Os artistas querem chamar atenção para o problema do igarapé que corta a unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
“A mostra inaugura também um novo olhar sobre as unidades de conservação como espaços voltados para as artes”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt. Outras iniciativas, ligadas à música e ao teatro também estão previstas para acontecer ao longo do ano.
“Escolhemos o parque por ser espaço acessível, bem localizado e possuir uma estrutura capaz de motivar a comunidade a se deslocar até lá e se sensibilizar com a exposição que estamos organizando”, explica a responsável pelo projeto, Lilian Fraiji. Segundo ela, os artistas participantes da mostra percorreram o parque para conhecer os espaços e definir os locais das instalações. Serão realizadas visitas guiadas com os visitantes para que possam interagir com as obras e o espaço.
Os quatro artistas que participarão da mostra – Felipe Cidade, Fernanda Rapa, Lívia Santos e Rodrigo Braga – foram selecionados por meio de edital de seleção nacional. A mostra ficará em cartaz até 29 de agosto. Um motivo a mais para conhecer e valorizar o Parque do Mindu. Na ocasião, também acontecerá o seminário Interações entre Arte e Meio Ambiente com a participação do curador e crítico de arte Cauê Alves e o artista amazonense Turenko Beça.
O Lab Verde é desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Prefeitura de Manaus/Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), recebe o apoio do Coletivo Difusão e Hotel Go Inn Manaus e patrocínio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais.