Operação da Sempab diminui desperdício de peixe

Por Prefeitura de Manaus

26/04/2013 14h50

Icone audio

A operação da Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab) de apoio aos pescadores que fazem o desembarque de pescado na balsa da Feira da Panair está evitando o desperdício do produto, reduzindo o volume que vinha sendo jogado no lixo. A Sempab disponibilizou uma equipe de fiscais no horário em que acontece a comercialização do pescado para orientar os pescadores a não jogarem na balsa e nem nas margens do rio o peixe que não estiver em condições de consumo.

Outra medida foi disponibilizar dois caminhões frigoríficos para transportar o peixe para outros bairros, para que os pescadores comercializem o produto a preços populares. Para a sobra de peixe que não estiver em condições de venda, um caminhão coletor foi instalado estrategicamente só para atender esta situação.

O secretário da Sempab, Jefferson Praia, que tem acompanhado a operação falou que nesses primeiros dias os caminhões transportaram mais de 12 toneladas. “Sem esta operação, toda essa quantidade seria jogada no lixo. Prova de que estamos trabalhando para resolver o problema”, disse.

A Sempab também vai disponibilizar a compra de uma parte do pescado para distribuir nas casas filantrópicas e famílias de baixa renda.

Na próxima semana o secretário realizará uma reunião com vários órgãos do segmento para organizar uma blitz no local, no sentido de orientar os pescadores para evitar o desperdício de peixe na balsa da Panair.

Alex Melo
Assessor de Imprensa