Nova bomba de distribuição do Proama começa a ser instalada
25/03/2014 16h51

Iniciou na manhã desta terça-feira (25), no reservatório do Tancredo Neves, a instalação de uma nova bomba de distribuição, do Programa de Águas para Manaus (Proama), que irá completar o abastecimento regular em toda a zona Leste.
De acordo com o diretor-executivo do Proama, Sérgio Ramos Elias, o equipamento foi comprado no mês de outubro, mas chegou somente no último sábado, estendendo em um mês o cronograma de conclusão estimado para março. “Seguimos o cronograma a risca para acabar com o problema da água na zona Leste em março, porém adquirir essas bombas foi difícil, e demorou, pois veio de balsa pelo rio Madeira. Compramos em outubro, mas só chegou agora. Vamos instalar, fazer as ligações necessárias e levar abastecimento regular a toda Manaus até final de abril”, explicou.
O Proama adquiriu duas bombas, sendo que uma funcionará como reserva e será acionada somente em caso de problemas com a que estará em funcionamento. Após finalizada a instalação, toda a zona Leste passará a receber água nas torneiras 24h por dia. Atualmente apenas os bairros do São José, Zumbi e Armando Mendes ainda não possuem abastecimento regular, pois recebem água via Ponta do Ismael.
Instalação
O diretor de engenharia da Manaus Ambiental, Anderson Rocha, destacou que o processo de instalação da bomba é complexo. “Não é um processo simples. As bombas serão instaladas e haverá a necessidade de levar essa ligação até o São José I, e lá serão feitas novas interligações, para daí fazer a distribuição”, enfatizou.
Desde a assinatura do consórcio, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus efetivada no segundo semestre do ano passado, 95% da zona Leste já recebe água regularmente via Proama.
Matéria: Ulysses Marcondes
Fotos: Altemar Alcantara