No esporte e juventude, gol de placa nos 100 dias

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2013 8h46

Icone audio

Em 100 dias de governo, a Prefeitura de Manaus marcou um gol de placa juntamente com a Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej). E os números falam por si. Em menos de quatro meses foram 56 eventos esportivos realizados, 21 esportistas contemplados pelo Bolsa-Atleta Municipal, oitos lutadores de ponta recebendo patrocínio, 160 Centros de Esporte e Lazer (Cel´s) em pleno funcionamento, 12 campos reformados, 13 clubes do futebol de base amazonense recebendo apoio, 250 profissionais contratados através do Processo Seletivo Simplificado Segundo Tempo, 3.700 crianças, bem como jovens recebendo aulas gratuitas nos Cels nos três turnos e a construção a todo vapor de um Campo Oficial de Treinamento (COT) para a Copa de 2014 no Coroado. Além disso, foi inaugurado o primeiro Centro de Lutas do Estado e mais centros serão entregues e outros espaços revitalizados.

“Estamos felizes com tudo o que conseguimos conquistar durante este período, com o total apoio do prefeito Arthur, que está muito empenhado nas causas do esporte e da juventude. Ele é o principal idealizador dos novos projetos que estão aquecendo a Semdej”, diz o secretário da Semdej, Fabrício Lima.

Entre as realizações da Semdej nestes 100 dias, destacam-se o lançamento da Ciclofaixa no Centro de Manaus (Getúlio Vargas), a expansão do Faixa Liberada para as quartas-feiras, o início do Brincando na Rua, a entrega do primeiro Centro de Lutas do Estado no bairro da Redenção, os R$ 84 mil (por meio do Bolsa Atleta Municipal) investidos mensalmente em 21 atletas federados pelo Amazonas e o projeto Arte e Juventude, que vai percorrer todas as zonas da Capital levando cultura à população. De acordo com a avaliação da Semdej, além de promover um estilo de vida saudável para mais de 4 mil pessoas, o faixa liberada está aumentando em 70% o lucro dos comerciantes da área. Outro projeto que surte efeito é o Brincando na Rua, que no ano passado chegou a 24 bairros e atendeu 2.150 crianças. Para este ano a meta é dobrar o número.

Brincando na Rua – O projeto “Brincando na Rua” foi criado no inicio de abril de 2011, com o intuito de resgatar aquelas brincadeiras que são típicas de se fazer nas ruas, como pular corda, brincar de queimada, elástico, tênis de mesa. Em 2012, o Projeto contemplou 24 bairros e atendeu 2.150 crianças. Este ano, a Semdej quer bater este número.

Arte e Juventude – Utilizar os espaços da cidade, como praças, escolas, palco em cima de caminhões para levar cultura para os bairros de Manaus, a cada mês uma zona será escolhida. As  crianças da Capital e das zonas rurais serão levadas ao cinema, ao teatro e a outros lugares que promovam a cultura.

Ciclofaixa – O trajeto, definido pelo Departamento de Engenharia do Detran,  determina que a ciclovia inicie partindo da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Ramos Ferreiras, siga até a Avenida Sete de Setembro (esquina com o colégio Estadual), contorne a Praça da Polícia pela José Paranaguá com a Floriano Peixoto e retorne a Getúlio Vargas

Centro de Lutas Diego Trindade –  A obra é um anexo do CEL da Redenção (Centro de Esporte e Lazer) – O espaço oferece aulas gratuitas de Judô, Jiu- Jitsu, Capoeira, Muay Thai, Luta Olímpica, Boxe e Taekwondo. Atualmente o projeto atende 600 jovens,a partir dos 6 anos de idade.

Patrocínio – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer Juventude (Semdej) patrocina atualmente oito atletas do Ultimate Fighting Championship (UFC) e do Bellator Fighting Championship. Na lista estão: Adriano Martins, José Aldo Júnior, Diego Brandão, Ronaldo Carvalho, Marcos Aurelio, Ronys Torres, Bibiano Fernandes e Antônio Braga Neto.