Motoristas de caminhões são orientados sobre regras de restrição de circulação

Por Prefeitura de Manaus

09/04/2014 18h02

Icone audio

Motoristas são orientados sobre regras de restrição de circulação

 

Educadores e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) começaram, nesta quarta-feira, 09, uma campanha de orientação direcionada a condutores de veículos de carga que trafegam na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.  A ação  faz parte das medidas da Prefeitura de Manaus para proporcionar um trânsito mais seguro e alerta para as novas regras de restrição de circulação que, caso desobedecidas, passam a resultar em multas a partir do dia 23 de abril.

 

Motoristas são orientados sobre regras de restrição de circulação

 

De acordo com a portaria nº 031, publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 08, a orientação será estendida por 15 dias. Durante esta semana, os educadores e agentes permanecerão na avenida Torquato Tapajós, no trecho que dá acesso à avenida Constantino Nery. Durante a abordagem, os motoristas são conduzidos para o acostamento da via onde recebem panfletos com informações sobre as restrições de circulação, de acordo com a dimensão do veículo.

 

Motoristas são orientados sobre regras de restrição de circulação

 

Na próxima semana, os educadores  vão visitar as empresas que mantém frota de caminhões de carga em Manaus. Os informativos serão distribuídos a empresários que também receberão orientação para que ajustem o planejamento da logística dentro das novas regras.

 

A restrição, inicialmente, para a avenida Constantino Nery está sinalizada com 41 placas.  O próximo passo da prefeitura é ampliar os avisos de circulação para as avenidas Djalma Batista, Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba) e Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife). Outras vias, como o Boulevard Álvaro Maia e a Efigênio Sales também terão regras específicas para circulação de caminhões.

 

“Não queremos que a restrição de circulação seja associada à situações de possível desabastecimento na cidade. O prefeito Arthur Neto está acompanhando a implantação do novo sistema de circulação dos caminhões e tem certeza de que é uma medida para promover um transito mais seguro e organizar a cidade”, declarou o presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

 

Conheça as novas regras de restrição para veículos de carga na avenida Constantino Nery:

Veículos com PBT (Peso Bruto Total) acima de oito toneladas:

6h às 9h

17h às 20h

 

Veículos com PBT (Peso Bruto Total) acima de 16 toneladas:

9h às 17h

-As dimensões máximas para veículos, permitidas nas áreas de restrição são: Comprimento: 18,60m/ Altura 4,40m/Largura 2,60m.

 

-Penalidades – Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação é infração média, com multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

-Transitar com veículos com dimensões ou carga superiores aos limites estabelecidos é infração grave, com multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na CNH e retenção do veículo.

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): 92 8842-2220  / 3215-9047

 

FOTOS : Altemar Alcantara