Motoristas de caminhões são orientados sobre regras de restrição de circulação
09/04/2014 18h02

Educadores e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) começaram, nesta quarta-feira, 09, uma campanha de orientação direcionada a condutores de veículos de carga que trafegam na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul. A ação faz parte das medidas da Prefeitura de Manaus para proporcionar um trânsito mais seguro e alerta para as novas regras de restrição de circulação que, caso desobedecidas, passam a resultar em multas a partir do dia 23 de abril.
De acordo com a portaria nº 031, publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 08, a orientação será estendida por 15 dias. Durante esta semana, os educadores e agentes permanecerão na avenida Torquato Tapajós, no trecho que dá acesso à avenida Constantino Nery. Durante a abordagem, os motoristas são conduzidos para o acostamento da via onde recebem panfletos com informações sobre as restrições de circulação, de acordo com a dimensão do veículo.
Na próxima semana, os educadores vão visitar as empresas que mantém frota de caminhões de carga em Manaus. Os informativos serão distribuídos a empresários que também receberão orientação para que ajustem o planejamento da logística dentro das novas regras.
A restrição, inicialmente, para a avenida Constantino Nery está sinalizada com 41 placas. O próximo passo da prefeitura é ampliar os avisos de circulação para as avenidas Djalma Batista, Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba) e Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife). Outras vias, como o Boulevard Álvaro Maia e a Efigênio Sales também terão regras específicas para circulação de caminhões.
“Não queremos que a restrição de circulação seja associada à situações de possível desabastecimento na cidade. O prefeito Arthur Neto está acompanhando a implantação do novo sistema de circulação dos caminhões e tem certeza de que é uma medida para promover um transito mais seguro e organizar a cidade”, declarou o presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.
Conheça as novas regras de restrição para veículos de carga na avenida Constantino Nery:
Veículos com PBT (Peso Bruto Total) acima de oito toneladas:
6h às 9h
17h às 20h
Veículos com PBT (Peso Bruto Total) acima de 16 toneladas:
9h às 17h
-As dimensões máximas para veículos, permitidas nas áreas de restrição são: Comprimento: 18,60m/ Altura 4,40m/Largura 2,60m.
-Penalidades – Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação é infração média, com multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
-Transitar com veículos com dimensões ou carga superiores aos limites estabelecidos é infração grave, com multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na CNH e retenção do veículo.
Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): 92 8842-2220 / 3215-9047
FOTOS : Altemar Alcantara