Médico geriatra Renato Guimarães elogia o atendimento aos idosos em Manaus

Por Prefeitura de Manaus

29/11/2012 14h39

Icone audio

“Manaus tem uma das melhores estruturas do país no atendimento aos idosos”. Foi o que ressaltou o médico geriatra Renato Maia Guimarães, que abriu o 2º Mutirão de Cidadania, organizado pela Fundação Dr. Thomas, no Parque Municipal do Idoso.

“Manaus se destaca frente a outras grandes cidades do Brasil nas políticas voltadas para a terceira idade. O estado do Amazonas tem dado contribuições importantes para o País”, disse o médico.

Segundo Renato, a Fundação Dr. Thomas é uma das melhores instituições de longa permanência. “A Fundação tem uma das melhores organizações não apenas de assistência, mas de promoção social, bem-estar e saúde dos idosos”, afirmou.

Renato tem uma longa experiência na área do envelhecimento. Foi responsável pela primeira iniciativa de disseminação de informações sobre o envelhecimento por meio do Programa de Saúde do Idoso, no Ministério da Saúde. Em 1990 criou o primeiro ambulatório público de Geriatria do Distrito Federal.

O geriatra coordena atualmente a “Linha de Cuidados e Educação Permanente e Pesquisa em Saúde do Idoso” pela Universidade de Brasília, que tem como uma de suas finalidades a capacitação de cuidadores de idosos, e de médicos do Programa Saúde da Família e pesquisas para promoção da saúde para idosos.

“O Dr. Renato Guimarães é um dos mais renomados geriatras do Brasil, com muito conhecimento para ser compartilhado com os participantes”, destacou a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Cruz.

A manhã de palestras foi direcionada a idosos, coordenadores de grupos de idosos, profissionais que atuam na área do envelhecimento e estudantes com interesse na temática.

O evento teve também a participação da promotora de Justiça, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, que discutiu o papel do Ministério Público frente às instituições de longa permanência. Durante a tarde, os idosos participaram de Oficinas de Chás e Sucos e da Memória.

Oferta de serviços gratuitos

Nesta sexta-feira (30), de 8h às 17h, os idosos terão gratuitamente serviços sociais e de saúde, como emissão de documentos, cadastro Bolsa-família, aferição de pressão, glicemia e atendimentos médicos.

O evento será encerrado com tarde dançante especial a partir das 17h para comemorar os dez anos do Parque Municipal do Idoso. Durante a festa, dez jovens senhores e senhoras disputarão a final do 3º Concurso Miss & Mister Beleza Amazônica da Terceira Idade. O cantor Tom Cleber fará o show especial gratuito, com repertório de bolero preparado para os idosos.