ManausCulT reúne trade turístico para apresentar metas

Por Prefeitura de Manaus

25/01/2013 17h46

Icone audio

Empresários do trade turismo estiveram na sede da ManausCulT para conversar com a diretora-presidente Inês Daou e conhecer as metas e ações voltadas ao setor a serem realizadas pela Prefeitura de Manaus nos primeiros meses de 2013, com intenção de preparar Manaus para a Copa do Mundo de 2014.

Inês Daou informou aos empresários que todo trabalho será feito por meio de ações integradas envolvendo secretarias municiais, setor privado e a população, considerando obras, organização do trânsito, do comércio,  limpeza e infraestrutura de diversas áreas da cidade, entre elas o próprio centro de Manaus.

Até maio desde ano a prefeitura inicia as obras de recuperação do Centro histórico, como o restauro do Mercado Adolpho Lisboa que, segundo prefeito Arthur Neto, será inaugurado no dia 24 de outubro deste ano, data do aniversario de Manaus.

Além da função de abastecer a cidade com produtos alimentícios, o mercado também vai se tornar um dos principais pontos turísticos de Manaus. A diretora-presidente anunciou na reunião que “será implantado a visitação às obras de restauro do Adolpho Lisboa, em parceria com a construtora Biapó, responsável pela obra e as agências de operadoras de city tour regular de Manaus”.

A prefeitura também vai reformar a biblioteca municipal e o CAT – Centro de Atendimento ao Turista -, na Praça Tenreiro Aranha, ambos no centro da cidade.

Na reunião também foram escolhidos os dez lugares que entram no roteiro turístico de Manaus, e para isso também passarão por melhorias nos serviços e estruturas, se necessário. São eles:  Museu do Índio, Paço da liberdade, Mercado Adolpho Lisboa, Museu do Homem do Norte, Palácio Rio Negro, Ponta Negra, Encontro das Águas,  Bosque da Ciências, Parque do Mindu, Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

Ente as muitas opiniões em comum expostas no encontro, uma convergência sobressai: Manaus preciso de um produto, de uma  identidade, para ser vendida lá fora como destino turístico, mas é necessário acima de tudo prepará-la para visitações.  A empresária do ramo de gastronomia Janete Fernandes ficou satisfeita com a primeira reunião.  “Vi que todos estamos com o mesmo pensamento. Queremos que o trabalho a ser desenvolvido dê certo e vamos dar nossa contribuição, cada um no seu segmento”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajete), Paulo Roberto Pereira, também saiu com boas expectativas do encontro.  “Foi a primeira vez que me convidaram para conhecer as metas do setor em Manaus e também poderemos contribuir com as ações”, disse.

Para Inês Daou a reunia foi muito positiva e importante porque o contato com os empresários do setor turístico de Manaus foi retomado. “Além disso, vimos que eles ficaram satisfeitos com as metas de trabalho apresentadas e com os objetivos do prefeito Arthur Neto para ampliar esse mercado local”, disse Inês.

O próximo encontro acontece no dia 21 de fevereiro, na sede da ManausCulT, com presença do secretário Extraordinário para Requalificação  do Centro,  Rafael Assyag.

Ascom ManusCulT
Produção: Andréa Renda
Contato: 9142-8531
3215-3836