Manaus terá 35 radares até o final de junho
07/04/2014 14h24

Nos próximos 90 dias as ruas de Manaus serão monitoradas por um total de 35 equipamentos de fiscalização eletrônica em áreas com potencial risco de acidente de trânsito. A implantação dos radares faz parte das medidas tomadas pela Prefeitura de Manaus para promover um trânsito mais seguro na capital.
A instalação dos equipamentos está sob a responsabilidade do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) que vem identificando, com pesquisas, as áreas que mais necessitam de radares. As análises vão apontar onde serão instalados mais 12 equipamentos até o final de junho.
No último dia 05, a Prefeitura instalou mais quatro controladores de velocidade e três novos equipamentos para detectar avanço de semáforo e parada sobre a faixa. Os sete novos equipamentos estão posicionados em vias que indicam a necessidade de permanente fiscalização.
De acordo com o Código de Trânsito, não há necessidade de colocar placas que avisem a presença dos controladores de velocidade. Basta a via ter sinalização que indique a velocidade máxima permitida naquele trecho. Já os radares para verificar avanço de semáforo e parada sobre a faixa, são avisados com placas implantadas 50 metros antes do equipamento.
Veja onde estão instalados os equipamentos de fiscalização eletrônica em Manaus:
Avanço de semáforo/Parada sobre faixa de pedestres
1 Av. Autaz Mirim n. 604
2 Av. Autaz Mirim n. 622
3 Av. Pedro Teixeira x Av. Dom Pedro (Bairro/Centro) *
4 Av. Brasil x Rua Brasil, Compensa (Centro/Bairro) *
5 R. Major Gabriel x Av. Tarumã, Praça 14 (Bairro/Centro)*
Redutor de velocidade (40 km/h)
1 Av. Ephigênio Salles x Cond. Imperial
2 Av. São Jorge / Rua Sen. Cunha Melo
3 Av. São Jorge / Rua Raimunda Brasil
4 Av. Cel. Teixeira / Alameda Líbia
5 Av. Rodrigo Otávio / Rua das Águias
Controlador de velocidade (Velocidade máxima 60 km/h)
1 Av. das Torres / Fukushima
2 Av. Cel. Teixeira / Ciacom
3 Av. Cel. Teixeira / Jardim das Américas
4 Av. Torquato Tapajós / Av. Desdor. Paulo Jacob
5 Av. das Torres / Tókio
6 Av. do Turismo/Av. Frederico Bird
7 Av. do Turismo/lado oposto Cond. Mediterrâneo
8 Av. das Torres em frente ao Cond. Parque 10
9 Av. das Torres em oposto ao Cond. Parque 10
10 Av.. Ministro João Gonçalves, Distrito Industrial (Bairro/Centro)*
11 Av.. Ministro João Gonçalves, Distrito Industrial (Centro/Bairro) *
12 Av.. Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras (Centro/Bairro) *
13 Av.. Cosme Ferreira, próximo a Nassau Cimento, Coroado (Centro/Bairro)*
* Instalados no último dia 05
FOTOS: Mário Oliveira
Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): 92 8842-2220 / 3215-9047