Manaus celebra Dia Mundial da Saúde com atividades na Ponta Negra
02/04/2013 16h32

Como cidade sede da Copa do Mundo de 2014, Manaus foi conclamada pelo Ministério da Saúde a realizar uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Saúde, no domingo (07), promovendo eventos de incentivo à prática de atividades físicas e à alimentação saudável. As atividades vão acontecer na área do anfiteatro do Parque Ponta Negra, das 8h30 às 12h.
Abordando o tema ‘Viver com saúde é um grande vitória’, o evento está sendo organizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e pretende mobilizar e chamar a atenção da população para a importância de práticas saudáveis de vida.
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que uma das metas da Prefeitura de Manaus é realizar ações de sensibilização para a necessidade de se reduzir o impacto que Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como hipertensão e diabetes, têm entre a população. “Tanto hipertensão quanto diabetes são doenças que podem ser evitadas e controladas, mas isso depende de ações como o controle da obesidade, da prática de atividade física e de uma alimentação saudável”, destaca Evandro Melo.
A programação do evento vai incluir atividades físicas como ginástica laboral, caminhadas, passeio ciclístico e tênis de mesa, além de serviços de saúde como orientação nutricional e orientação sobre segurança alimentar, sobre saúde bucal, educação no trânsito, prevenção à violência e ao câncer, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e teste de dependência de nicotina. Serão desenvolvidas ainda atividades lúdicas e culturais como teatro de fantoches, apresentação de dança e do grupo Doutores do Riso. O encerramento será realizado com a apresentação do Boi Garantido e do Boi Caprichoso.
“Toda programação foi elaborada para atender pessoas de diferentes faixas etárias, tanto crianças quanto adolescentes, adultos e idosos. Não serão abordadas apenas questões de saúde, mas, em parceria com outras secretarias e instituições, queremos destacar a importância de todos no cuidado com o meio ambiente e do exercício efetivo da cidadania para a construção de uma cidade melhor”, ressaltou.
O evento será realizado em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Trânsito, da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Martha Falcão, Ciesa, grupo Pedala Manaus, Polícia Militar e Exército.
PROGRAMAÇÃO:
Manauscult – Apresentação dos Palhaços da Alegria e Boi Bumbá.
Esporte e Lazer – Xadrez, dominó, tênis de mesa e caminhada orientada.
Meio Ambiente – Orientação e exposição para sensibilização de utilização dos resíduos como óleo de cozinha, garrafa pet, distribuição de mudas.
Manaustrans – Palestras de segurança no trânsito, tapete pedagógico, jogos pedagógicos e controle do trânsito durante o evento.
Detran – oficina lúdica e teatro de fantoches
Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) – Ginástica laboral, caminhada orientada e capoeira.
Faculdade Ciesa e Martha Falcão – Conscientização de câncer de pele e prevenção.
Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) – Espaço lúdico com a Semsa (Disas), stand com teatro de fantoches, corrida e orientação sobre doenças, Espaço mãe/bebê.
Universidade do Estado do Amazonas (UEA/UNAT) – apresentação do Grupo de Teatro Rio Nascer, adesivagem nos carros, orientação de combate ao fumo e saúde bucal.
Grupo Pedala Manaus – Orientação e exposição de bicicletas.
Polícia Militar – Segurança.
SAMU – Tenda da Saúde com teste de glicemia.
Exército – Parceria das tendas.