Implurb retira 97 peças publicitárias irregulares

Por Prefeitura de Manaus

07/02/2013 17h58

Icone audio

Em mais dois dias de Operação Cidade Limpa, realizada nesta quinta-feira, 07, e na terça, 05, foram retirados das ruas de Manaus 97 peças publicitárias em situação irregular, como faixas (19 unidades), galhardetes (70 itens), placas (6) e cavaletes (2), dos bairros Cidade Nova (avenidas Max Teixeira e Noel Nutels) e nas vias General Rodrigo Otávio, Silves, Tefé, Darcy Vargas e Jacira Reis.

A ação do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) está sendo realizada desde o dia 17 de janeiro e conta com uma equipe formada por fiscais, apoio da Guarda Municipal e suporte da empresa Concrecicle. O objetivo é despoluir a cidade. A fiscalização é coordenada pela Divisão de Controle (Dicon) e pela Gerência de Engenhos Publicitários (GEP).

TODA A CIDADE

A Operação Cidade Limpa vai continuar por toda a Manaus, semanalmente. Primeiro as irregularidades são identificadas, depois traçada uma rota e os proprietários são orientados e notificados a fazer a retirada do material. Quando a operação vai para a rua já é com efeito de apreensão ou multa, caso o dono queira ficar com o material.

As multas para publicidade irregular podem variar de R$ 600 a R$ 10 mil, com base na Lei 674/2002, relativa ao licenciamento e fiscalização de atividade em estabelecimentos e logradouros, integrando o Conjunto de Posturas do Município.

Do material que é apreendido é feito uma separação do que pode ser reciclado e encaminhado à Secretaria de Limpeza Pública (Semulsp). Qualquer denúncia quanto à publicidade irregular pode ser feita pelo Disk-Ordem, o 161.