Implurb projeta novos prédios de UBS para Manaus
06/12/2013 11h39

Como parte do processo de reordenamento no sistema de saúde de Manaus, por meio da Rede Saúde Manauara, que tem como meta ampliar, modernizar e humanizar o atendimento à população, construindo ainda novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reprojetou arquitetonicamente o conceito de 8 futuras instalações de UBSs na capital, seguindo conceitos de sustentabilidade e acessibilidade.
As unidades reformuladas foram projetadas com visita dos engenheiros e arquitetos do Departamento de Planejamento Urbano (DPLA) in loco, nos futuros imóveis, e depois de entregues ao secretário Evandro Melo, os projetos passarão para a fase de aprovação e licitação.
As novas UBSs são maiores, deixando o perfil horizontal e de térreo, para serem construções de dois andares, com identidade forte por conta do elemento escultório vertical. As medidas variam de 450 metros quadrados a 650m2.
Quanto à arquitetura, as unidades de saúde visam minimizar impactos de suas implantações ao meio ambiente, com dupla cobertura que permite a criação de colchões de ar, prédios mais estreitos para a ventilação cruzada, e o reaproveitamento de água da chuva, com sistema de captação já integrado à planta. Os novos módulos também têm arborização e grandes beirais na cobertura, para aproveitar o máximo de iluminação e sombra, no nascer e pôr do sol.
Os projetos arquitetônicos preveem para algumas UBSs a instalação de academias ao ar livre e para todas as unidades rampas de acessibilidade. Inicialmente, serão construídas neste modelo novo 8 prédios, localizados na Paraíba/Ephigênio Salles; Colônia Antônio Aleixo; Gilberto Mestrinho; Jorge Teixeira; Nova Cidade; Novo Aleixo; Riacho Doce e Tarumã, atendendo as populações dos bairros e comunidades adjacentes.
06/12/2013
Asscom-IMPLURB/(92) 3625-6287 e 8842-1396