Grupo de Trabalho Copa Saudável avalia ações de saúde para os jogos
09/04/2014 17h56

O Grupo de Trabalho Copa Saudável realizou nesta quarta-feira, 09, reunião de avaliação das ações para a Copa do Mundo 2014. A reunião aconteceu no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), avenida Mário Ypiranga, Adrianópolis, zona Centro-Sul. O evento contou com a presença de representantes dos setores de Vigilância e Assistência em Saúde, de Urgência e Emergência e da área de Comunicação em Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explicou que uma primeira avaliação foi realizada no ano passado com a presença de representantes do Ministério da Saúde para o acompanhamento de dez componentes de ação e que agora o trabalho está sendo finalizado.
“A primeira reunião de avaliação foi acompanhada pelo Ministério da Saúde e as ações em Manaus estão sendo desenvolvidas de acordo com os prazos previstos e estabelecidos. Por isso, estamos tranquilos quanto às ações que serão executadas durante o período dos jogos”, garantiu Homero de Miranda Leão.
Os dez componentes avaliados são: Vigilância Ambiental; Vigilância Epidemiológica; Vigilância Sanitária; Assistência Pré-Hospitalar e Hospitalar; Urgência e Emergência; Comando, Controle e Comunicação; Laboratórios; Saúde do Trabalhador; Promoção à Saúde; e Portos e Aeroportos.
O coordenador do Grupo de Trabalho Copa Saudável, Bernardino Albuquerque, explica que cada componente tem uma série de ações que devem ser avaliadas de acordo com o check list do Ministério da Saúde. Segundo ele, uma avaliação preliminar já foi realizada durante a 15ª Reunião da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014, que aconteceu no mês de março.
“A reunião de hoje é a segunda que o grupo realiza e tem o objetivo de identificar os avanços e os problemas encontrados. Já avançamos muito em relação ao ano passado e estamos trabalhando de forma integrada para que Manaus tenha uma Copa do Mundo tranquila e sem problemas na área da saúde”, informou Albuquerque.
Departamento de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Gerente de Jornalismo: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315