Fundação Dr. Thomas lança Calendário Anual da Política Municipal do Idoso

Por Prefeitura de Manaus

19/02/2013 13h59

Icone audio

A Fundação Doutor Thomas (FDT) lança, às 9h da próxima quinta-feira (21), o ‘Calendário Anual da Política Municipal do Idoso’. O evento acontecerá no ginásio do Parque Municipal do Idoso (PMI), na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul.

Na oportunidade, além de apresentar o calendário de atividades e os programas permanentes da instituição, a população conhecerá as propostas da FDT e da Prefeitura de Manaus para ampliar os direitos e melhorias da qualidade de vida da terceira idade.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos, houve um crescimento de 155 mil idosos no Amazonas. Hoje, o Estado tem 255 mil pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 7,1% da população. “Nos últimos 20 anos, o número de idosos no Brasil dobrou. O que esses números nos mostram é que a expectativa de vida do brasileiro aumentou e que essa realidade não é diferente no nosso Estado, na nossa cidade. Por isso, a importância de ampliar e acompanhar de perto as políticas públicas voltadas para a terceira idade, de divulgar o Calendário Anual da Política Municipal do Idoso e de incentivar campanhas e estudos para criação de novas leis”, afirmou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz.

Atualmente, a FDT possui três programas permanentes: o Programa Longa Permanência, que presta assistência, em caráter asilar, ao idoso em risco social, sem vínculo familiar ou cuja família seja carente de recursos financeiros; o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), em que uma equipe multiprofissional realiza visita às residências desenvolvendo um trabalho conjunto entre o idoso e a família com orientações e informações sobre o processo de envelhecimento; e o Programa Conviver Parque Municipal do Idoso, que beneficia cerca de 4 mil idosos todos os meses com atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação a cidadania.

A diretora-presidente da FDT, Martha Cruz Moutinho, destacou, ainda, que uma das metas da instituição para esse ano é aumentar a captação de recursos do Fundo Municipal do Idoso, a fim de beneficiar os programas da instituição e grupos de idosos de toda a cidade, que estejam devidamente regularizados e com projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Direitos do Idoso.

Assessoria de Comunicação
Gisa Prazeres – 8842-3366