FDT lança Proidoso para democratizar o acesso às atividades
25/05/2013 15h29

A Fundação Doutor Thomas (FDT) lançou, no início da noite desta sexta-feira, 24, o Programa de Inclusão de Idosos no Lazer e Recreação (Proidoso). O evento foi realizado no Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul.
O Proidoso vai descentralizar as atividades gratuitas oferecidas no Parque do Idoso e levá-las as demais zonas da cidade, a fim de facilitar o acesso da população idosa ao esporte recreativo e lazer. Serão seis núcleos em Manaus, com a capacidade de atender cerca de 600 idosos no total, que contarão com coordenadores, supervisores formados Educação Física e agentes de esporte e lazer.
A diretora da FDT, Martha Moutinho ressaltou que adotar esta prática é uma forma de democratizar o acesso ao esporte recreativo e lazer para a população idosa de Manaus. “Esse programa é um compromisso do prefeito de levar qualidade de vida aos idosos que não têm condições de vir ao Parque do Idoso. Ele funcionará em seis núcleos, que levarão professores e materiais para que esses idosos possam fazer atividades físicas”, disse.
Os núcleos contemplados pela Prefeitura com o programa estão localizados nos bairros Japiim e São Francisco, na zona Sul; Santo Antônio, na zona Oeste; conjunto Manoa, na zona Norte; e João Paulo 2, na zona Leste.
A coordenadora Isaura Moura, do grupo Anos Dourados, no Japiim, destacou a importância do programa. “Há muita dificuldade dos grupos da periferia serem contempladas com professores de educação física, para que nós possamos ter ações sociais de esporte e lazer. Então, com a prefeitura abraçando o projeto, nos dá a oportunidade de, lá na periferia, os idosos serem contemplados com atividades do Parque do Idoso”, afirmou.