Escolas Municipais participam de Marcha de Combate ao abuso sexual
15/05/2013 17h22

Aproximadamente 600 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de seis escolas municipais participaram, na manhã desta quarta-feira, 15, da Marcha Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Bola do Produtor, zona Leste da cidade.
A ação foi coordenada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e pela secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro. Outras secretarias também foram representadas. O ato ainda contou com a presença do subsecretário municipal da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Deusamir Pereira.
“Essa marcha é um momento de chamar a atenção da sociedade, para essa ‘chaga’ que está presente em vários seguimentos da sociedade. Nós já fazemos um trabalho sistemático nas unidades de ensino, por entender que isso faz parte do nosso processo de combater essa selvageria que é a agressão às crianças. Essa manifestação serve para chamar a atenção de um trabalho que é feito em todas as escolas municipais”, disse Deusamir.
O evento fez parte do ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, e é uma conquista da luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no país.
Trabalho da Semed
Desde 2003, a Semed vem realizando ações nas escolas municipais com espaço de prevenção e identificação da situação de violação dos direitos da criança e adolescente. A programação nas unidades educacionais tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a situação da violência sexual.
Segundo a coordenadora das Ações de Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil da Semed, Eliana Hayden, o evento é uma forma de chamar a atenção da sociedade sobre o tema, e ressaltou o trabalho que vem sendo realizado com os alunos na rede de ensino.
“Essas mobilizações são muito positivas para a sociedade, pois o fato de irmos para as ruas torna público o problema da violência e mostra que é importante prevenir. Hoje, temos várias escolas, pais de alunos, professores, que já estão trabalhando com a prevenção da violência”, completou, ressaltando que os educadores observam os casos de crianças que sofrem com abusos dentro de casa.
—
Secretaria Municipal de Educação – Assessoria de Comunicação
(92)3632-2054
@semedmanaus