Dia Mundial da Saúde com luta do movimento Saúde+10
03/04/2013 16h42

O Dia Mundial da Saúde será comemorado na Ponta Negra pela Prefeitura de Manaus, neste domingo, dia 7 de abril, a partir das 8h, também com um chamado para que população participe do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10. Segundo o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, todas as 12 cidades que serão as sedes da Copa do Mundo de 2014 estarão simultaneamente, em todo o País, realizando eventos de incentivo à prática de atividades físicas e à alimentação saudável, com o tema “Viver com saúde é uma grande vitória”, além da adesão popular ao movimento.
“Em Manaus, vamos realizar o evento e também pedir para que a população ajude a aumentar o repasse para a saúde pública para que possamos fazer mais investimentos. Convidamos todas as pessoas a irem para o anfiteatro da Ponta Negra, neste domingo, para lutarmos juntos por esta causa e para que possamos ter várias atividades de incentivo a uma vida saudável”, declarou o secretário.
O Saúde+10 é um movimento popular que tem o objetivo de coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo do Brasil, sendo 100 mil em Manaus, para levar à Câmara Federal um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Já trabalhamos no teto máximo da saúde. O obrigatório por lei é de 15% e Manaus já investe 21% do seu orçamento na saúde. Queremos ter o repasse de mais 10% do Governo Federal para que possamos oferecer uma saúde de qualidade à população com mais investimentos em novas unidades e estrutura”, ressaltou Evandro Melo.
O secretário explicou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aderiu ao abaixo-assinado e já está coletando assinaturas na rede municipal.
“Cada unidade de saúde do município recebeu as fichas do abaixo-assinado para que os funcionários e os usuários possam aderir ao movimento. Também pedimos apoio da Ordem dos Advogados do Brasil e outras entidades”, afirmou.
O evento do Dia Mundial da Saúde está sendo organizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Trânsito, da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Martha Falcão, Ciesa, grupo Pedala Manaus, Polícia Militar e Exército.
Uma das metas da Prefeitura de Manaus no evento, segundo Evandro Melo, é também realizar ações de sensibilização para a necessidade de se reduzir o impacto que Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como hipertensão e diabetes, têm entre a população. “Tanto hipertensão quanto diabetes são doenças que podem ser evitadas e controladas, mas isso depende de ações como o controle da obesidade, da prática de atividade física e de uma alimentação saudável”, destaca Evandro Melo.
A programação do evento vai incluir atividades físicas como ginástica laboral, caminhadas, passeio ciclístico e tênis de mesa, além de serviços de saúde como orientação nutricional e orientação sobre segurança alimentar, saúde bucal, educação no trânsito, prevenção à violência e ao câncer, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e teste de dependência de nicotina. Serão desenvolvidas ainda atividades lúdicas e culturais como teatro de fantoches, apresentação de dança e do grupo Doutores do Riso. O encerramento será realizado com a apresentação do Boi Garantido e do Boi Caprichoso.
“Toda programação foi elaborada para atender pessoas de diferentes faixas etárias, tanto crianças quanto adolescentes, adultos e idosos. Não serão abordadas apenas questões de saúde, mas, em parceria com outras secretarias e instituições, queremos destacar a importância de todos no cuidado com o meio ambiente e do exercício efetivo da cidadania para a construção de uma cidade melhor”, ressaltou Evandro Melo.
PROGRAMAÇÃO:
Manauscult – Apresentação dos Palhaços da Alegria e Boi Bumbá.
Esporte e Lazer – Xadrez, dominó, tênis de mesa e caminhada orientada.
Meio Ambiente – Orientação e exposição para sensibilização de utilização dos resíduos como óleo de cozinha, garrafa pet, distribuição de mudas.
Manaustrans – Palestras de segurança no trânsito, tapete pedagógico, jogos pedagógicos e controle do trânsito durante o evento.
Detran – oficina lúdica e teatro de fantoches Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) – Ginástica laboral, caminhada orientada e capoeira.
Faculdade Ciesa e Martha Falcão – Conscientização de câncer de pele e prevenção.
Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) – Espaço lúdico com a Semsa (Disas), stand com teatro de fantoches, corrida e orientação sobre doenças, Espaço mãe/bebê.
Universidade do Estado do Amazonas (UEA/UNAT) – apresentação do Grupo de Teatro Rio Nascer, adesivagem nos carros, orientação de combate ao fumo e saúde bucal.
Grupo Pedala Manaus – Orientação e exposição de bicicletas.
Polícia Militar – Segurança.
SAMU – Tenda da Saúde com teste de glicemia.
Exército – Parceria das tendas.