Copa dos Bairros terá novas modalidades esportivas

Por Prefeitura de Manaus

19/02/2013 19h33

Icone audio

Prefeitura de Manaus inova e aposta em novas modalidades esportivas para a Copa dos Bairros 2013. A partir do segundo semestre, a competição também terá torneios de vôlei, basquete, handball e a Copinha de Futebol de Salão. O anúncio foi feito pelo secretário de Esporte e Juventude, Fabrício Lima, na manhã desta terça-feira, 19, durante o Congresso Técnico da Copa dos Bairros de Futebol, que tem seu início marcado para 4 de maio.

“Queremos movimentar, esportivamente, os bairro o ano todo e assim que se encerrar uma modalidade já daremos início à outra. Temos grandes expectativas para a Copinha de Futsal Sub 13, pois toda programação voltada para as crianças gera uma grande repercussão, porque tem o envolvimento de toda a família”, destacou o secretário.

Outra novidade discutida no evento, realizado no auditório anexo da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semdej), localizado na rua Japurá, Cachoeirinha, zona Sul, foi a definição das chaves da Pré-Copa dos Bairros. Este ano, a competição terá 32 times a mais disputando 16 vagas durante a seleção preliminar, que acontece nos dias 13 e 20 de abril.

“O aumento no número de participantes foi uma determinação do Prefeito Arthur Virgílio Neto, que resolveu incorporar aquelas equipes que ficaram na lista de espera, caso houvesse alguma desistência”, explicou Fabrício Lima, ao comentar que a Copa dos Bairros será regida pelo sistema de pontos ganhos, obedecendo aos seguintes critérios: O vencedor da partida soma três pontos, quem empatar tem direito a ganhar um ponto e aquele que perder fica sem pontuar na tabela.

De acordo com o coordenador geral do evento, Thiago Durante, cada associação esportiva poderá inscrever no máximo 25 atletas e cinco membros da comissão técnica, sendo um técnico, um auxiliar técnico, um preparador físico, médico, um fisioterapeuta ou massagista. Mais que isso, a equipe será desclassificada.

O sistema de disputa da Copa dos Bairros será eliminatório, com jogos de ida e vinda, compondo as seis primeiras fases. Sendo que a semifinal (7ª fase) e a final (8ª fase) será apresentada em jogo único com a disputa do terceiro lugar.

Durante, também revelou mais uma boa nova para os boleiros: o acesso do Boletim Informativo Diário (DIB) pelo site  http://semdej.manaus.am.gov.br/. Agora, sem sair de casa, os jogadores poderão consultar a relação dos atletas inscritos em cada partida.  “Além do DIB, que é uma conquista dos jogadores, anunciamos na reunião que vamos entregar os uniformes dos jogos na primeira quinzena de abril e todos os materiais utilizados no Torneio serão alusivos a Copa do Mundo”, informou.

Representante da equipe Adrianópolis, que abocanhou o primeiro lugar em 2012, Carlos Martins afirmou que o DIB será uma forma de garantir a transparência da competição e ressaltou que o time este ano vem para conquistar mais uma vitória. “Vamos conseguir avaliar melhor os jogadores dos outros times e montar um esquema tático sem erro. Estamos na Copa para ganhar”, considerou.

A Copa dos Bairros de Futebol será disputada por 144 times, em 80 chaves distribuídas pelos diversos bairros da cidade. Além de trofeu e medalhas, os times que conquistarem as três primeiras colocações também receberão um carro zero quilômetro, mais premiação em dinheiro para cada jogador, oferecida pela Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM).

REPORTAGEM: Alita Menezes (Semcom) e Nathália Silveira (Semdej)