Conselho que fiscaliza programas de merenda escolar em Manaus toma posse

Por Prefeitura de Manaus

29/05/2013 22h35

Icone audio

O Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, deu posse ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O grupo é formado por sete representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Associação de Pais e Mestres, Poder Executivo e sociedade civil. A meta é fiscalizar e assessorar o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Para isso, o CAE dispõe de três salas na Divisão de Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério (DDPM) totalmente estruturadas com equipamentos de informática e transporte necessários. O equipamento será utilizado  para a realização das visitas de monitoramento nas escolas.

Segundo o secretário Pauderney Avelino, a participação do conselho é importante, pois auxilia a melhorar os programas de merenda escolar do Município.  “Em apenas 60 dias de gestão nós conseguimos implementar esse programa. Vocês (conselho)  aprovaram o projeto base para submeter a licitação. Essa parceria é muito importante para nos ajudar, não só fiscalizando, mas apoiando para que as ações possam ser de melhorias, principalmente na qualidade de ensino e resultado no IDEB”, disse.

O Programa Alimentar está melhorando a alimentação e o aprendizado das crianças da rede municipal de ensino, e também ajudando a fomentar a economia da produção rural.

São 41 municípios beneficiados por essa ação. Ainda como ação do programa foi lançado edital de chamada pública onde será efetivada a continuidade e ampliação do convênio, que passará para o montante de R$ 11 milhões em produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar rural e objetiva a licitação de grupos Formais de Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais ou suas organizações interessadas em fornecer gêneros alimentícios destinados ao atendimento da clientela beneficiária do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Participaram da cerimônia de posse do conselho, além de Pauderney, o subsecretário de educação Deusamir Pereira, o vereador Elias Emanuel e as vereadoras Therezinha Ruiz e Jacqueline.

Murilo Monteiro